WhatsApp: O aplicativo está fazendo você trabalhar mais? Confira!

Ferramenta tem sido cada vez mais utilizada nas empresas

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados em todo o mundo. Além de seu uso pessoal, a ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, devido a suas funcionalidades e benefícios. Aliás, é um meio de comunicação de sucesso, sendo utilizado massivamente no ambiente de trabalho.

A princípio, a plataforma da Meta pode contribuir bastante em processos e operações empresariais, conectando todos os colaboradores de uma empresa, que podem, inclusive, realizar reuniões virtuais com a ferramenta. Você já deve ter percebido que sua utilização é cada vez mais presente em sua rotina, não?

Todavia, o WhatsApp, se bem utilizado, pode auxiliar bastante no mundo empresarial. Contudo, em alguns casos, alguns limites podem ser transpostos. Você já deve ter notado que o uso indiscriminado da ferramenta pode fazer com que os gestores empresariais entrem em contato com seus funcionários em horários impróprios.

Pode acontecer de seu chefe solicitar alguma informação ou pedir para que você faça uma determinada tarefa depois do fim do expediente. Por conta do WhatsApp e sua facilidade de comunicação, o gestor acaba extrapolando os limites. Ademais, o funcionário acaba por ficar disponível a todo o momento, sem descanso.

WhatsApp: uso sem limites

Analogamente, você, trabalhador em busca de uma ascensão em sua carreira, já sabe que a utilização do WhatsApp no dia a dia corporativo acaba fazendo com que se trabalhe um pouco mais. De fato, o aplicativo de mensagens se tornou bastante popular nas empresas, devido a suas inúmeras funcionalidades.

De acordo com alguns estudos, funcionários de diversas organizações do país relataram que se sentiam invadidos, tendo em vista que recebiam mensagens dos gestores empresariais em dias de folga, após o expediente, e nos finais de semana. Eles recebiam inúmeras demandas em horários impróprios.

Em síntese, estas organizações aproveitam o aplicativo da Meta, para enviar todo tipo de documento e informações, centralizando os processos e operações do empreendimento na plataforma. Vale ressaltar que anteriormente eles eram compartilhados através dos e-mails corporativos dos colaboradores da empresa.

Apesar de o WhatsApp apresentar inúmeras facilidades, existem alguns aspectos negativos relacionados a utilização da plataforma. De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 30% dos trabalhadores se sentem estressados e pressionados a ficar disponíveis a seus empregadores em tempo integral.

Trabalho sem fim 

Dessa forma, o estudo apontou que 48% dos profissionais em sua rotina corporativa, onde o chefe abusa do WhatsApp, se sentem sobrecarregados, trabalhando mais do que deveriam. Especialistas afirmam que o problema está no uso indiscriminado da ferramenta e que os gestores não possuem uma política de utilização do aplicativo.

Isso se deve ao fato de que uma grande parte dos gestores empresariais costumam valorizar uma maior produtividade de seus funcionários, e os colaboradores acabam observando que a organização lhes proporciona um trabalho sem fim. Os pesquisadores, no entanto, dizem que esse não é um problema atual. 

O WhatsApp chegou no Brasil em 2009 e desde então tem sido uma ferramenta amplamente utilizada nas empresas nacionais. A tecnologia também apresenta outros pontos negativos, como uma confusão no horário dos colaboradores. Eles acabam por utilizar a ferramenta em questões pessoais, no horário de trabalho.

Desse modo, os estudiosos dizem que é preciso que as empresas ofereçam a seus funcionários, um treinamento especializado, para que os colaboradores aprendam a utilizar os aplicativos corporativos da maneira correta. Portanto, é necessário que o WhatsApp seja utilizado para garantir uma maior eficiência dentro da empresa.

WhatsApp no fim de semana

Existem dúvidas do trabalhador se ele deve atender as chamadas de seu chefe durante fins de semana e feriados. Dessa maneira, é importante salientar que o colaborador possui o direito de desconexão. Isto é, de não responder a mensagens fora de seu expediente, visto que esta ação impossibilita seu descanso.

Em alguns casos, a chamada do seu chefe no fim de semana pode ser contabilizada como hora extra e jornada de sobreaviso. É preciso controlar a jornada de trabalho. Em relação ao home office, ou trabalho remoto, estes limites são ainda mais difíceis de se delinear, e o profissional acaba trabalhando mais.

Caso seja necessário, pode-se incluir no contrato de trabalho a possibilidade de o funcionário responder a essas mensagens do WhatsApp. Em conclusão, deve-se estabelecer certos limites, para que se reduza o risco de demandas trabalhistas. Ambas as partes devem observar seus direitos e deveres sobre a jornada de trabalho.

   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.