Construa um currículo profissional que seja efetivo para sua carreira

Confira dicas importantes para elaborar o currículo

Um currículo profissional é essencial para alcançar o seu objetivo no mercado de trabalho, por isso, é necessário focar na elaboração do seu perfil para que o seu currículo não se torne apenas mais um perfil descartável por excesso ou por falta de informações objetivas.

Construa um currículo profissional que seja efetivo para sua carreira

Primeiramente, o candidato deve construir um currículo com poucas páginas, no máximo duas, já que um currículo muito extenso pode transmitir a ideia de falta de foco profissional.

Escolha um bom modelo

É possível optar por um modelo de currículo pronto e torná-lo adequado aos seus objetivos profissionais. Sendo assim, ao escolher por um currículo na internet, faça as devidas adaptações para que ele seja relacionado com o seu perfil.

A adaptação do seu currículo para cada vaga também é uma forma relevante de ganhar destaque dentro da dinâmica do mercado. O currículo deve ter como base suas principais informações, contudo, ele pode ser direcionado para vagas específicas.

Termos e palavras-chave

A utilização de termos relevantes na descrição da vaga ou no site da empresa é uma maneira de alinhar o processo e de elevar sua chance de participar de uma entrevista de emprego.

É muito importante para o candidato não ignorar suas habilidades, destacando-as de maneira objetiva no seu currículo. Não deixa de informar habilidades como senso de urgência, trabalho em equipe, domínio de algum sistema ou língua estrangeira, por exemplo.

Mantenha o seu perfil atualizado

Não atualizar o perfil de forma constante pode ser uma falha do candidato. Pois é necessário inserir novas experiências e cursos concluídos, por exemplo. Quando o candidato recebe um convite para uma entrevista de emprego e as informações estão desencontradas, é comum que essa situação seja avaliada de maneira negativa.

Projetos e perfil online

Mencione sua participação em um trabalho voluntário ou a finalização de um projeto específico. Atualize o seu currículo em todas as plataformas nas quais ele estiver disponível, o que inclui o LinkedIn e outras ferramentas online.

De forma geral, o representante da empresa possui pouco tempo para analisar um currículo. Sendo assim, o currículo deve ter uma letra padronizada e ganhar destaque pela sua fácil leitura. Portanto, considere a análise sobre a visualização do seu currículo, diminuindo espaços vazios e colocando informações objetivas. 

Destaque suas conquistas 

Ao falar sobre a sua experiência profissional, opte por destacar situações que se enquadrem em conquistas e realizações, sendo uma forma mais efetiva de ganhar destaque na entrevista de emprego futuramente.

Além disso, ao listar todas as funções em cada emprego anterior, poderá criar um currículo de difícil leitura, o que afasta o profissional de recrutamento e seleção no que tange ao direcionamento do seu perfil para uma nova etapa.

Dados estatísticos corroboram seus resultados

Se a sua profissão permitir, informe a sua atuação por meio de dados. Visto que é importante informar suas conquistas de maneira quantitativa, além de qualitativa. Assim sendo, poderá destacar suas contribuições e demonstrar foco, objetividade e comprometimento. Além disso, pode ser viável elencar de maneira sucinta as suas realizações específicas, destacando conquistas, experiências e outros projetos.

Endereço de e-mail 

Criar um endereço de e-mail voltado para sua carreira profissional é importante. Uma vez que é comum que muitas pessoas informem no currículo um endereço de e-mail é utilizado na sua rotina.

O seu currículo transmite a sua imagem profissional

Entretanto, o seu endereço e-mail não deve conter palavras confusas ou apelidos, pois poderá transmitir uma imagem negativa sobre a sua carreira profissional. Sendo assim, considere essa elaboração em diversos aspectos e preze por um endereço de e-mail que contemple suas objetividades, transmitindo uma imagem positiva e profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.