WhatsApp: Novo golpe invade conta através de ligação; veja como evitar

Infelizmente, ocorrências de golpes através do WhatsApp têm se tornado frequentes. Pela abrangência da plataforma de mensagens, os crimes acontecem em todos os países que o mensageiro está habilitado. Recentemente, um novo método de golpe, simples e perigoso, foi descoberto.

Ocorrências de golpes através do WhatsApp têm se tornado frequentes. Pela abrangência da plataforma de mensagens, os crimes acontecem em todos os países que o mensageiro está habilitado. Recentemente, um novo método de golpe, simples e perigoso, foi descoberto.

De acordo com as informações, os criminosos entram em contato com uma pessoa (escolhida pelo número de forma aleatória) tentando convencê-la a ligar para números específicos – normalmente esses números são iniciados pelos dígitos 67 ou 405.

Quando a vítima entra em contato com o número sugerido pelos criminosos através da mensagem fraudulenta, os golpistas conseguem invadir a sua conta do WhatsApp. A partir desse momento, a segunda parte do crime acontece, em que os criminosos se passam pela vítima e solicitam a transferência de valores aos seus amigos e familiares.

Para se proteger da nova armadilha, a recomendação é ativar o PIN e a confirmação em duas etapas no aplicativo. De todo modo, é importante estar atento às atividades suspeitas, inclusive por meio do WhatsApp. Também é importante não conceder seus códigos de verificação por mensagens/ligações para outas pessoas. Não ajude os golpistas.

Os dois golpes mais aplicados através do WhatsApp

Clonagem do WhatsApp

A clonagem da conta do WhatsApp ocorre quando os criminosos conseguem o código de segurança, enviado por SMS pelo aplicativo. Na maioria das vezes, eles dizem ser de empresas nas quais as vítimas têm cadastro ativo.

Com isso, os golpistas começam a abordar contatos diversos cadastrados na conta e solicitam transferências bancárias de amigos e familiares que acreditam ser a vítima da clonagem. Diante disso, é preciso desconfiar de qualquer situação similar para evitar o golpe.

Caso tenha sido vítima, avise os seus contatos, principalmente familiares. Em  seguida, envie um e-mail para o endereço support@whasapp.com, informando a clonagem da sua conta e solicitando a desativação.

Criação de perfil fake

O perfil fake é criado quando os criminosos acessam bancos de dados e obtém informações sobre a vítima e seus familiares. Assim, eles criam uma conta no WhatsApp com a foto da vítima, facilmente obtida em redes sociais, e entram em contato com seus amigos e familiares.

A partir daí as pessoas de má-fé “assumem a identidade da vítima” e passam a pedir dinheiro para os contatos, inclusive aos familiares, informando estar com emergências financeiras e impossibilitado de acessar a sua conta bancária.

Caso tenha sido uma vítima, comunique imediatamente aos seus contatos e os instruam a não realizarem depósitos em contas de terceiros. Além disso, denuncie a conta através  do próprio aplicativo e por meio do e-mail support@whatsapp.com.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.