Whatsapp: Google Play bloqueia versões alternativas do aplicativo; entenda

O Google Play (Android) anunciou o bloqueio de versões alternativas do WhatsApp na plataforma de download. Os aplicativos de mensagens que imitam o mensageiro original costumam trazer mais recursos.

O Google Play (Android) anunciou o bloqueio de versões alternativas do WhatsApp na plataforma de download. Os aplicativos de mensagens que imitam o mensageiro original costumam trazer mais recursos.

A exemplo da ferramenta que permite a transferência de conversas em diferentes dispositivos, o que pode trazer riscos aos usuários, como o vazamento de dados. O Google Play Protect será o responsável por bloquear as versões falsas.

De acordo com o chefe do serviço, Will Cathcart, foram encontrados malwares ocultos nesses aplicativos. A saber, nem o próprio WhatsApp é compatível com as versões paralelas, como o Plus e GB.

Cabe salientar que além banir os aplicativos da loja virtual, os usuários dessas versões também terão suas contas suspensas. “Definitivamente, temos e continuaremos a fazer isso, especialmente onde há indicadores de algo malicioso acontecendo”, afirma Cathcart.

Nova função do WhatsApp permite que qualquer mensagem se torne temporária

O WhatsApp pretende atualizar o modo de mensagens temporárias. A intenção é permitir que o recurso seja ativado mesmo após o envio e visualização das mensagens por parte do destinatário. Atualmente, é preciso ativar primeiro as mensagens temporárias para que elas se apaguem após um tempo determinado.

Com a melhoria, os usuários poderão enviar textos, fotos, vídeos, áudios ou documentos no formato temporário, podendo desaparecer após 24 horas, 7 dias ou 90 dias. De acordo com o site especializado WABetaInfo, é possível marcar várias conversas para serem excluídas, mesmo na configuração de envio padrão.

Ainda em fase de testes, a opção fica escondida em um link na tela de mensagens temporárias. Assim, basta tocar no endereço eletrônico para ser direcionado a uma tela na qual poderá escolher quais conversas passarão a ter as mensagens deletadas após o fim do tempo definido na configuração do recurso.

No entanto, até o momento a funcionalidade é exclusiva do WhatsApp Beta 2.22.16.8 para Android, mas pode chegar as outras versões do mensageiro em breve. De todo modo, ainda não há previsão do recurso ser liberado definitivamente na plataforma de mensagens, tudo dependerá da fase de testes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.