Você tem valores do FGTS para receber? Consulte agora

Consultar valores do FGTS ainda é motivo de dúvidas para muitos brasileiros. A saber, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores que possibilita o acúmulo de uma reserva financeira para diversas situações, como a compra da casa própria ou a aposentadoria, por exemplo.

No entanto, muitas vezes os trabalhadores não sabem se têm valores a receber do FGTS. Nesse sentido, é importante destacar que é possível fazer a consulta online, de maneira simples e rápida. Portanto, neste artigo, iremos apresentar como consultar os valores do FGTS e entender melhor sobre esse importante benefício trabalhista.

Valores do FGTS para sacar: como consultar?

Para consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é necessário ter em mãos o número do PIS/PASEP/NIT e uma senha para acesso ao portal da Caixa Econômica Federal.

Caso não tenha a senha, é possível cadastrar uma no próprio site da Caixa, utilizando o número do CPF, nome completo, data de nascimento e informações sobre o contrato de trabalho vinculado ao FGTS.

Com a senha em mãos, basta acessar o portal da Caixa, selecionar a opção “FGTS” e informar o número do PIS/PASEP/NIT e a senha cadastrada. Assim, na tela seguinte, serão exibidas informações sobre o saldo do fundo atualizado.

Como consultar os valores do FGTS no app da Caixa

Além do site, também é possível consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo da Caixa, disponível para Android e iOS. Para isso, após baixar o aplicativo, é necessário fazer o login com o número do CPF, PIS/PASEP/NIT e senha cadastrada. Na tela inicial do aplicativo, selecione a opção “FGTS” para visualizar as informações sobre o saldo.

Caso tenha dificuldades em acessar o portal ou aplicativo da Caixa, também é possível consultar o saldo do FGTS pela central de atendimento telefônico do banco, no número 0800 726 0101. É necessário ter em mãos o número do PIS/PASEP/NIT e informações pessoais para confirmar a identidade do titular da conta.

Quando posso sacar os valores do FGTS?

Vale lembrar que o FGTS pode ser sacado em diversas situações, como em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, compra de imóveis, entre outros.

Porém, alguns requisitos devem ser atendidos para que o saque seja autorizado, como tempo mínimo de trabalho com carteira assinada, por exemplo.

Para saber as possibilidades de saque do FGTS e quais documentos são necessários para a solicitação, é preciso procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou acessar o site do banco. Por lá, estão disponíveis informações atuais sobre o assunto.

Além disso, é importante estar atento ao cronograma de liberação dos saques. É a Caixa Econômica Federal que faz a divulgação, conforme as datas estão próximas. Em geral, a liberação do saldo ocorre de forma escalonada, levando em conta a data de nascimento do titular da conta do FGTS.

Caso o saldo do FGTS seja insuficiente para atender aos saques que tiveram autorização, é possível complementar o valor com recursos próprios ou financiar a diferença em crédito com juros menores.

Consulta FGTS

Por fim, é importante destacar que a consulta regular dos valores do FGTS é uma prática recomendada para manter o controle sobre as movimentações e garantir que o dinheiro esteja sendo corretamente depositado pelo empregador.

Em caso de dúvidas ou problemas, a melhor opção é buscar o auxílio de um advogado ou órgão de defesa do consumidor.

Além disso, também é possível conseguir informações diretamente com a Caixa Econômica Federal. Você pode fazer isso pelo telefone, no aplicativo, ou mesmo de forma presencial, e uma agência perto de você.

Os valores do FGTS são um direito de todos os trabalhadores brasileiros. Por isso, é importante estar sempre por dentro das possibilidades de saque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.