Você sabe o que foi a Crise de 2008?

O grave colapso no sistema capitalista americano

Crise de 2008: um resumo completo para ENEM e vestibulares

O termo “Crise de 2008” é usado para denominar um importante e grave colapso no sistema capitalista americano que afetou todo o mundo.

O tópico é abordado com muita frequência por questões de atualidades e de geografia, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Crise de 2008. Confira!

Crise de 2008: definição

Um dos principais fatores que provocou o início da Crise de 2008 foi o fácil acesso aos créditos bancários nos EUA. Isso porque, os bancos haviam passado a emprestar dinheiro mesmo àqueles que estavam desempregos ou que não possuíssem nenhum patrimônio que garantisse o pagamento posterior.

Devido à ampla movimentação, os investidores decidiram comprar títulos imobiliários. Além disso, agências de classificação de risco, como as famosas Standard & Poor’s e Fitch e Moody’s, garantiam a qualidade do investimento e sua segurança.

Crise de 2008: falências e a quebra da bolsa

No dia 15 de setembro de 2008, o banco mais tradicional de investimentos dos Estados Unidos, o Lehman Brothers, decretou falência. A partir desse momento, muitos outros bancos faliram, o que fez os milhares de títulos imobiliários comprados passarem a não valer mais nada.

Com isso, as bolsas de valores do mundo inteiro quebraram. O episódio é considerado a pior crise econômica em escala global desde a Crise de 1929.

Crise de 2008: consequências

Apesar de ter começado nos Estados Unidos, a crise afetou diversos outros países, incluindo o Brasil.

Em 2009, foi declarado o fim da recessão nos Estados Unidos. Mas a crise deixou graves consequências: nos EUA, 8 milhões de pessoas perderam seus empregos e mais de 2 milhões de empresas faliram.

No Brasil, a crise chegou um pouco depois: os principais impactos foram sentidos em 2009. Com isso, os brasileiros sofreram a alta do dólar, a diminuição do PIB, o aumento da inflação o aumento do índice de risco-país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.