Redação: acontecimentos históricos que podem ser usados como repertório

Confira algumas opções!

Redação: descubra alguns acontecimentos históricos que podem ser usados como repertório

Todos nós sabemos que a importância de consolidar os seus argumentos com o uso de repertórios em uma redação, seja ela na prova de um vestibular ou no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Você precisa ter em mente que uma boa redação precisa ser caracterizada por uma argumentação consolidada e o uso de eventos históricos no seu texto prova pode ser um diferencial em relação aos demais candidatos. Você pode, por exemplo, usar uma série de eventos e acontecimentos para defender a sua posição sobre o tema. Também é possível fazer uma comparação entre o tema proposto e um evento da história.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe alguns acontecimentos históricos que podem ser usados como repertórios para a sua redação.

O Holocausto

O termo “Holocausto” é usado para denominar o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus pelos nazistas. Os assassinatos ocorriam nos campos de concentração e nos campos de extermínio e fizeram parte da chamada Solução Final, o plano de genocídio dos judeus colocado em prática por Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento pode ser usado em uma redação que aborde os seguintes temas: discriminação (em geral), discriminação racial, os efeitos do preconceito e os regimes totalitários.

A Crise de 1929

Com a diminuição nas exportações depois da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos enfrentam uma superprodução e um acúmulo de produtos, provocando a eclosão da Crise de 1929.

Ainda, a venda de ações e títulos a um preço baixo ocasionou a desvalorização da bolsa de valores. Com isso, a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebra no ano de 1929, ocasionado uma crise mundial e um altíssimo desemprego.

A Crise de 29 pode ser usada em um texto para solidificar argumentos que estejam relacionados de alguma forma à temas de economia, desemprego, instabilidade econômica e consumismo.

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial se refere ao período que marcou o desenvolvimento da industria. Existiram, na história da humanidade, três revoluções mundiais, nos séculos XVIII, XIX e XX. Assim, não se esqueça de deixar claro no seu texto à qual delas você está se referindo. 

Você pode usar uma das três revoluções industriais como repertório em textos que abordem temas como o consumismo, a industrialização, o trabalho e a exploração dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.