Você muda muito de humor? Veja possíveis causas

Se você muda muito de humor, sabe o quanto essas oscilações podem ser bem desagradáveis. Inclusive, essas oscilações, muitas vezes, associam-se mais com a mudança para algo ruim do que para algo bom, não é mesmo? Isto é, normalmente o humor oscila para um sentimento e emoção ruins, concorda?

Por isso, neste texto nós trouxemos algumas informações que podem ajudá-lo a lidar com isso, ao compreender a possível causa. Acompanhe.

Você muda muito de humor? Veja algumas possíveis causas!

Obviamente, não estamos aqui para entregar um diagnóstico para você. Inclusive, aconselhamos que você busque ajuda profissional caso perceba que você muda muito de humor, de forma constante e sem explicação, combinado?

As considerações abaixo são apenas informativas, com o intuito de ajudá-lo a compreender melhor o que pode estar acontecendo. Vejamos:

1. Sono de baixa qualidade

O sono de baixa qualidade é um dos possíveis motivos pelos quais você muda muito de humor. Isso porque, o sono nos ajuda a regular o humor e a produção de serotonina, sendo ela uma das responsáveis por promover sensações de bem-estar.

Sendo assim, quando o sono é ruim, tendemos a ter mais alterações de humor para algo ruim, como irritação, indisposição, etc.

2. Alterações hormonais

As alterações hormonais podem ser causada por uma série de motivos, como doenças, estilo de vida, etc. Sendo elas uma das possíveis causas para mudanças de humor repentinas, já que os hormônios ajudam a equilibrar as nossas emoções e, consequentemente, nosso humor.

3. Sedentarismo

O sedentarismo pode elevar as chances de desenvolvimento de depressão e outros transtornos mentais. Em contrapartida, a prática de exercícios promove sensações de prazer e bem-estar, que ajudam a equilibrar as emoções e o humor.

Como está a sua prática de exercícios?

4. Estresse excessivo

O estresse e a sobrecarga de atividades, no dia a dia, também podem ser o estopim para as alterações de humor constantes. Será que não está na hora de avaliar como tem sido a sua rotina? Será que não é hora de desacelerar? Pense nisso.

5. Transtornos mentais

Os transtornos mentais também podem ser a causa da mudança repentina e frequente de humor. Como exemplo, temos a bipolaridade, transtornos de ansiedade e depressão. Por isso, se você desconfia desse tipo de problema, o ideal é conversar com um psicólogo e psiquiatra.

6. Má alimentação

A alimentação também ajuda a regular as funções do nosso cérebro, incluindo as emoções. Além disso, quando comemos algo que faz mal, há chances de nos sentirmos culpados e tristes por isso, o que altera o nosso humor e a nossa forma de enxergar a vida à nossa volta.

Por conta desses fatores, aderir a uma alimentação saudável é bem pertinente.

7. Negligência às emoções

A negligência das emoções é outro problema que pode ser o motivo pelo qual você muda muito de humor. Se você nunca dá atenção para o que sente, essas emoções virão à tona em momentos aleatórios, provocando as alterações constantes no humor.

Sendo assim, a prática de autoconhecimento e até mesmo a psicoterapia podem ser relevantes para lidar com esse tipo de situação, equilibrando as emoções e minimizando as alterações de humor.

Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.