Resumo de história ENEM e vestibulares: o sionismo

Um resumo completo sobre o assunto

Sionismo: tudo que você precisa saber sobre esse assunto

O termo “sionismo” é usado para definir um movimento político que defende a existência de um Estado nacional para o povo judeu.

Esse assunto importantíssimo é abordado com frequência por questões de história e de atualidades nas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o sionismo. Confira!

O que é o sionismo?

Como mencionado, o sionismo é um movimento político da comunidade judaica que surgiu na Europa, ao final do século XIX.

Os membros do movimento defendiam a formação de um Estado para os judeus na Palestina, território que é considerado sagrado para a comunidade.

É importante destacar que o sionismo é alvo de críticas diversas, uma vez que a criação do Estado de Israel provocou conflitos, principalmente entre árabes e judeus.

Contexto

O sionismo em um contexto marcado pelo crescimento do antissemitismo na Europa, ao final do século XIX. Na época, Theodor Herzl, jornalista húngaro, criou uma organização internacional que defendia a criação de um Estado Nacional para os judeus na Palestina. Depois de conseguir expandir as suas ideias, Herzl organizou o Primeiro Congresso Sionista Mundial, na cidade de Basileia, em 1897. Ao final do evento, foi determinado o envio de uma comissão para a Palestina para analisar a possibilidade de ocupação de região.

Em 1917, a Inglaterra assinou a Declaração de Balfour, declarando apoio ao sionismo. Contudo, a criação de um Estado judeu não se consolidou naquele momento devido à presença da população árabe na região.

Posteriormente, o sionismo passaria por um processo de intensificação, principalmente  com as perseguições aos judeus que aconteceram entre os anos de 1920 e 1940 e a ascensão do Nazismo ao poder.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o fim do Holocausto, a ONU decidiu consolidar a criação do Estado Judeu: o Estado de Israel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.