Vestibular UAB 2024/1: UFPel encerra inscrições na próxima segunda-feira (25)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) encerra na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro, as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular UAB 2024/1. De acordo com o cronograma, os interessados terão até as 23h59 para se inscrever. Portanto, são os últimos dias para se cadastrar na seleção. 

O processo seletivo visa a seleção de novos alunos para ingresso nos cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFPel está ofertando mais de 700 vagas.

De acordo com o edital, poderão se inscrever no Vestibular UFPel UAB 2024/1 somente os estudantes que têm o Ensino Médio completou ou que concluirão o Ensino Médio ainda neste ano de 2023. 

Trata-se de uma ótima oportunidade para os estudantes que buscam uma qualificação profissional através de um curso de graduação a distância. Confira a seguir o passo a passo para se inscrever nesse processo seletivo!

Vestibular UAB 2024/1: Inscrições

As inscrições para o Vestibular UAB 2024/1 estão sendo recebidas de forma virtual. De acordo com as orientações do edita, os interessados devem acessar o site do CES (Centro Especializado em Seleção) e realizar o preenchimento do formulário de inscrição até a próxima segunda (25).

O edital indica ainda que, no ato da inscrição, além de informar todos os dados pessoais e escolares, o candidato deverá escolher uma opção de curso de graduação e informar se desejam participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Os candidatos não isentos devem pagar a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 60,00 (sessenta reais), até o dia 26 de novembro para efetivar a inscrição. 

PAVE 2023: UFPel encerra prazo para pedidos de isenção
A UFPel aplicará as provas do Vestibular UAB em outubro. Imagem: Mundo Educação

Isenção da taxa

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição já foram recebidos pela UFPel e o resultado já está disponível. Os isentos estão automaticamente inscritos no Vestibular UAB 2024/1. Já os candidatos com pedidos indeferidos deverão pagar a taxa para efetivar a sua inscrição.

De acordo com o edital, tiveram direito ao benefício de isenção da taxa os estudantes que são membros de família de baixa renda e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Provas do Vestibular UAB 2024/1

Para fins de classificação dos inscritos, a UFPel aplicará uma prova de redação. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas acontecerá no dia 29 de outubro, com início às 9h30 (horário de Brasília).

Os locais de prova serão estabelecidos levando em consideração o polo para o qual o candidato de inscrever. Desse modo, a prova poderá ser na mesma cidade do polo em questão ou em cidade vizinha. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 20 de outubro.

No dia da prova os estudantes deverão se apresentar aos locais de prova com antecedência, portando documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica, na cor azul ou preta fabricada em material transparente.

Vagas e resultados

A oferta total da UFPel é de 770 vagas para o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cursos de graduação EAD:

  • 280 vagas para o curso de licenciatura em Letras – Espanhol;
  • 240 vagas para o curso de licenciatura em História;
  • 250 vagas para o curso de licenciatura em Matemática.

O edital indica ainda que há vagas para os seguintes polos de apoio presencial:  Agudo, Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Canguçu, Cruz Alta, Panambi, Picada Café, Quaraí, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul, Sobradinho e Quaraí.

Acesse o edital do Vestibular UAB 2024/1 para mais informações.

Leia também Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2024; veja aqui os cursos mais concorridos; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.