Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2024; veja cursos mais concorridos

Número de inscritos cresceu em 5%

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registou um aumento de 5% no número de inscrições recebidas para o Vestibular 2024. O total de inscritos é de 64.705 candidatos, sendo o maior número de inscritos das últimas três edições do Vestibular Unicamp.

Os dados foram divulgados pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) na última quinta-feira (21). Além do número total de inscritos, a Comissão divulgou também a concorrência completa, com o número de candidatos por vaga em cada curso.

De acordo com a Comvest, Medicina segue sendo o curso mais disputado. Para o bacharelado em Medicina, o Vestibular Unicamp 2024 conta com 295 candidatos por vaga (c/v). 

Em seguida, em segundo e terceiro lugar entre os cursos mais concorridos, estão Arquitetura e Urbanismo, com 88 c/v, e Ciência da Computação, com 82 c/v. Veja a seguir a lista com os 10 cursos com maior concorrência:

  1. Medicina: 295 c/v
  2. Arquitetura e Urbanismo: 88 c/v
  3. Ciência da Computação: 82 c/v
  4. Ciências Biológicas: 54 c/v
  5. Engenharia da Computação: 48 c/v
  6. Comunicação Social-Midialogia: 41 c/v
  7. Farmácia: 36 c/v
  8. História: 30 c/v
  9. Ciências Econômicas – Integral e Noturno: 30 e 29 c/v
  10. Enfermagem: 28 c/v

Os 64.705 estudantes inscritos no Vestibular 2024 estão disputando 2.537 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação ofertados pela Unicamp de forma presencial.

Vestibular 2024: Unicamp recebe pedidos de isenção parcial da taxa de inscrição até essa sexta-feira (4)
O Vestibular Unicamp conta com duas fases. Imagem: Divulgação/ Comvest

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, destacou o crescimento da busca por cursos na área da Computação. Nesse sentido, ele afirma:

“Um dado relevante é que o crescimento de inscritos não se refletiu no curso de Medicina, mas os 5% de aumento se distribuíram em outros cursos. A demanda pelo curso de Ciência da Computação, que mais uma vez cresceu, é um termômetro do prestígio da Unicamp nessas carreiras da área da Computação”.

Vestibular Unicamp 2024

Como acontece tradicionalmente, o Vestibular Unicamp 2024 contará com a aplicação de provas sobre os componentes curriculares do Ensino Médio em duas fases.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas acontecerá nos meses de outubro e dezembro deste ano.

Desse modo, a 1ª fase será aplicada em 29 de outubro de 2023. A 1ª fase contará com uma Prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 (setenta e duas) questões objetivas. 

A aplicação da 2ª fase está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Conforme indica o edital, as provas da 2ª fase serão compostas por 30 questões dissertativas, distribuídas em dois dias, sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, e uma prova de redação.

Lista de obras literárias

Para as questões de Língua Portuguesa e Literatura, a Comvest recomenda a leitura das seguintes obras literárias:

  • “A Tarde”, de Olavo Bilac;

  • Olhos d’água”, de Conceição Evaristo;

  • “Carta de Achamento a el-rei D. Manuel”, de Pero Vaz de Caminha;

  • “Casa Velha”, de Machado de Assis;

  • “O Ateneu”, de Raul Pompeia;

  • “Niketche – uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane;  

  • “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles;

  • Canções escolhidas, de Cartola;

  • “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol.

Conforme estabelecido no edital, a Unicamp aplicará também as Provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música em setembro e outubro.

Para os demais cursos que exigem provas específicas, que são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, a aplicação dos testes acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2023.

Vagas e resultados

A Unicamp está ofertando 3.340 (três mil trezentas e quarenta) vagas regulares para o ingresso de novos alunos em 2024. De acordo com o edital, 2.540 dessas vagas estão sendo ofertadas através do Vestibular 2024

Parte das vagas estão reservadas de acordo com as políticas de ações afirmativas da Unicamp. Portanto, há vagas exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, para estudantes de baixa renda, pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

De acordo com o edital, a divulgação do resultado final do Vestibular 2024, com a lista de classificados em 1ª chamada, está prevista para o dia 29 de janeiro de 2024.

Para mais informações, acesse o edital do Vestibular 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.