Vestibular 2024: UERJ abre período para pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu nesta quarta-feira, dia 15 de março, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024. De acordo com o cronograma, as solicitações poderão ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 17 de março.

Conforme as orientações do edital de isenção, os pedidos deverão ser feitos de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da UERJ.

Ainda de acordo com as diretrizes do edital, poderá solicitar o benefício da isenção o candidato que: atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional; ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio.

Será necessário comprovar esses dois critérios. A lista de documentos necessários para a comprovação dos requisitos está disponível no edital. O resultado dos pedidos de isenção da taxa referente ao 1º Exame de Qualificação será liberado no dia 10 de abril. 

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao 2º Exame de Qualificação serão recebidos entre os dias 14 e 16 de junho. A divulgação do resultado está prevista para o dia 8 de julho.

Vestibular Estadual 2024

De acordo com a UERJ, nesta edição do Vestibular Estadual será retomado o formato tradicional. Portanto, a universidade vai aplicar três exames. O 1º Exame de Qualificação está marcado para o dia 4 de junho, enquanto o 2º Exame de Qualificação será aplicado em 3 de setembro. Já o Exame Discursivo está marcado para o dia 3 de dezembro.

A UERJ ainda não informou o período de inscrição ou o valor da taxa. Os interessados devem aguardar a publicação de edital com essas informações. 

Lista de obras literárias

  • “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga – para o 1º Exame de Qualificação;
  • “Anos de chumbo”, de Chico Buarque – para o 2º Exame de Qualificação; 
  •  “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco – para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo;
  • “O menino do pijama listrado”, de John Boyne – para a prova de Redação, no Exame Discursivo.

Acesse o edital de isenção para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC divulga lista de pré-selecionados na 1ª edição do FIES 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.