Uerj publica lista de obras literárias para o Vestibular Estadual 2024

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) publicou a lista das obras literárias exigidas para o Vestibular Estadual 2024. A instituição definiu a relação de livros de literatura por meio de votação através da Revista do Vestibular. 

Nesta edição, o Vestibular Estadual retomará o seu formato tradicional, de modo que serão cobrados quatro obras, sendo duas para o Exame Discursivo e as outras duas para o 1º e 2º Exame de Qualificação.

De acordo com a universidade, ao todo, a enquete recebeu cerca de 30 mil votos. Com a finalização da votação, a Uerj informa que os livros indicados para as provas são os seguintes:

  • “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga – para o 1º Exame de Qualificação;
  • “Anos de chumbo”, de Chico Buarque – para o 2º Exame de Qualificação; 
  •  “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco – para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo;
  • “O menino do pijama listrado”, de John Boyne – para a prova de Redação, no Exame Discursivo.

Principais datas

A universidade já havia divulgado anteriormente as principais datas do Vestibular Estadual 2024. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do 1º Exame de Qualificação está prevista para o dia 4 de junho de 2023, enquanto o 2º Exame de Qualificação se realizará no dia 3 de setembro. 

O período de inscrição para os dois exames de qualificação serão distintos, pois somente os candidatos que não forem aprovados no 1º Exame precisarão realizar o 2º Exame. Para fazer o Exame Discursivo, o candidato precisa obter aprovação em um dos exames de qualificação. 

A aplicação do Exame Discursivo está marcada para o dia 3 de dezembro. A Uerj ainda não informou a data de divulgação do resultado do processo seletivo.

Com informações do Portal UERJ.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFAM abre período para os pedidos de isenção da taxa de inscrição do PSC 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.