Vestibular 2023/2: UFU encerra prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) têm até amanhã, dia 20 de abril, para fazer os pedidos. De acordo com o cronograma, os pedidos de isenção da taxa serão recebidos até as 23h59 da quarta-feira (20).

Conforme as regras do edital, têm direito ao benefício de isenção o estudante de baixa renda que cumprir os dois critérios indicados abaixo:

  • I – estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo
    Federal (CadÚnico);
  • II – comprovar insuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa de inscrição, com o envio da documentação necessária.

As solicitações de isenção devem ser enviadas de forma virtual, exclusivamente por meio do  Portal de Seleção DIRPS. Ainda de acordo com o edital, além de informar todos os dados solicitados, os candidatos deverão enviar os documentos para fins de comprovação dos critérios. 

Inscrições abertas

O período de inscrição do Vestibular UFU 2023/2 está aberto. Segundo o cronograma do processo seletivo, os interessados poderão realizar as inscrições até as 16h do dia 4 de maio de 2023. O valor da taxa de inscrição é de R$ 117,00 (cento e dezessete reais).

As inscrições devem ser feitas on-line, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal de Seleção da UFU. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 5 de maio de 2023. 

Vestibular 2023/2

A UFU realizará esse processo de seleção em duas fases, conforme indicado no edital. As provas da 1ª fase estão marcadas para o dia 2 de julho de 2023. A avaliação contará com 88 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Sociologia.

Conforme o edital, os locais de aplicação das provas da 1ª fase serão nas cidades de Uberlândia (MG), Patos de Minas (MG), Monte Carmelo (MG), Ituiutaba (MG), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). 

De acordo com o cronograma, a UFU deve divulgar o gabarito preliminar das questões objetivas no dia 3 de junho. Já a publicação do resultado da 1ª fase está previsto para o dia 21 de julho. Somente os aprovados nessa fase estarão convocados para realizar as provas da próxima etapa. 

O cronograma do Vestibular 2023/2 prevê a aplicação da 2ª fase para o dia 6 de agosto de 2023. Nessa fase os candidatos responderão questões discursivas sobre Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia. Além disso, a UFU aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa.

Os locais de prova da 2ª fase serão nos seguintes municípios: Ituiutaba (MG), Monte Carmelo (MG), Patos de Minas (MG) e Uberlândia (MG).

Vagas e resultados

Ainda de acordo com o edital, a oferta total da UFU é de 1.647 vagas para ingresso de novos alunos no segundo semestre letivo deste ano em cursos de graduação de diversas áreas.

Metade das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, conforme indica a Lei de Cotas. Portanto, haverá recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).

A divulgação do resultado final, com a lista de classificados para as vagas, está prevista para o dia 20 de outubro. Na mesa data a UFU deve divulgar as orientações para as matrículas dos convocados em 1ª chamada.

Veja detalhes no site da UFU.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC encerra hoje (19) prazo para comprovação das informações dos selecionados na lista de espera do ProUni 2023/1; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.