ProUni 2023/1: MEC encerra prazo para comprovação das informações dos selecionados na lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta quarta-feira, dia 19 de abril, o prazo para que os estudantes pré-selecionados através da lista de espera do ProUni 2023/1 comprovem as informações dadas no momento da inscrição. O procedimento é obrigatório para garantir a bolsa de estudo. 

O ProUni, Programa Universidade Para Todos, é um programa do governo federal, realizado através do MEC, que possibilita o ingresso de estudantes em cursos do ensino superior por meio da oferta de bolsas integrais e parciais de estudo em instituições de ensino superior privadas. As bolsas integrais ofertam 100% de desconto no valor dos cursos, enquanto as bolsas parciais contam com 50% de desconto. 

Lista de Espera

De acordo com as regras do MEC, somente puderam participar da lista de espera do ProUni 2023/1 os candidatos que se cadastraram nesta edição do programa no período regular de inscrição, mas que não obtiveram aprovação em nenhuma das duas chamadas regulares. 

Nesse sentido, os estudantes que não foram pré-selecionados na 1ª ou na 2ª chamada do ProUni 2023/1 puderam indicar interesse em continuar concorrendo às vagas ofertadas na lista de espera nos dias 5 e 6 de abril.

Comprovação das informações

Conforme indicado no edital, os candidatos que foram pré-selecionados por meio da lista de espera têm até hoje (19) para encaminhar às instituições as comprovações das informações prestadas no ato de inscrição. O procedimento pode ser feito de forma presencial ou virtual, de acordo com o estabelecido no edital do programa.

A documentação necessária, prevista no edital do ProUni, deve ser apresentada pelo candidato e pelos membros do grupo familiar, quando for o caso. Os candidatos podem conferir a lista de documentação comprobatória necessário no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e no edital do ProUni 2023/1.

O candidato deverá verificar, na instituição, os horários e a forma de atendimento disponível para a conferência das informações. Segundo as regras do programa, a perda do prazo, ou a não comprovação das informações, implicará na reprovação do candidato.

ProUni 2023/1

Essa 1ª edição do ProUni 2023 contou com a oferta de mais de 288 mil bolsas para 995 instituições de ensino superior privadas de todo o Brasil, conforme os dados divulgados pelo MEC.

As oportunidades contemplam 14.346 opções de cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnólogos) de diversas áreas. Do total das bolsas ofertadas, 288.112 são bolsas integrais e 78.354 são parciais. 

Processo de seleção

A classificação dos candidatos considerou as notas por eles obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também os critérios de renda. Para fins de classificação, o MEC aceitou os desempenhos da duas últimas edições do Enem. Desse modo, somente os estudantes que fizeram o Enem 2021 e/ou o Enem 2022 e obtiveram, no mínimo, 450 pontos no exame, puderam participar do processo seletivo.

Quanto aos critérios de renda, o edital indica que para concorrer às bolsas integrais, a renda exigida é de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953) per capta. No caso de bolsas parciais, a renda exigida é de até três salários mínimos (R$ 3.906) per capta.

O ProUni passou a aceitar a participação de estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas particulares mesmo sem a condição de bolsista. No entanto, a pasta manteve a prioridade na distribuição das bolsas de estudo para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas da rede pública.

Além disso, professores da rede básica de ensino tiveram prioridade para os cursos de licenciatura. Para os docentes, o MEC não exige os critérios de renda.

Confira mais detalhes no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFVJM divulga prazo para o envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e demais datas da SASI 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.