Vestibular 2023/2: UFSM encerra período de inscrição

Após anos utilizando o SiSU para o ingresso de novos alunos em seus cursos de graduação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza neste ano a edição de retomada do seu vestibular tradicional. Essa edição de retomada do processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano.

De acordo com o cronograma, os interessados em participar do Vestibular Extraordinário 2023/2 da UFSM têm até esta segunda-feira, dia 12 de junho, para se inscrever. A UFSM encerrará o período de inscrição às 23h59 de hoje, considerando o horário oficial de Brasília.

UFSM abre inscrições para Vestibular 2023/2
UFSM encerra inscrições para Vestibular 2023/2. Imagem: Divulgação

Como participar?

Conforme as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas online. Desse modo, para se inscrever, o estudante deverá acessar o Portal da UFSM, escolher a opção de curso desejada e realizar o preenchimento de requerimento eletrônico de inscrição.

Após o preenchimento do formulário, os estudantes deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, ou seja, até amanhã, dia 13 de junho. De acordo com o edital, a taxa é no valor de R$ 80,00 (oitenta reais).

A UFSM já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado já está disponível. Puderam solicitar a gratuidade membros de famílias de baixa renda. O participante com o pedido aprovado estará automaticamente inscrito no processo seletivo.

Vestibular UFSM 2023/2

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular Extraordinário está marcada para o dia 9 de julho de 2023. A aplicação das provas acontecerá em dois turnos, manhã e tarde, em todos os campi da UFSM. A consulta aos locas de prova será liberada no dia 29 de junho.

A avaliação abarcará os conteúdos referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Conforme o edital, ao todo, os candidatos responderão a 86 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. A elaboração das provas do concurso levará em conta as áreas comuns do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Desse modo, a aplicação será distribuída da seguinte forma:

  • Manhã, das 8h às 12h: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias;
  • Tarde, das 14h às 18h: Linguagem e suas Tecnologias e prova de Redação em Língua Portuguesa.

Oferta de vagas

De acordo com a UFSM, a oferta total para o Vestibular Extraordinário é de 469 (quatrocentas e sessenta e nove) vagas em cursos de graduação de diversas áreas. Esse processo seletivo do meio do ano visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023.

Do total das oportunidades, 395 são para o Campus Sede, 57 para o Campus Cachoeira do Sul e 17 para o Campus Palmeira das Missões. As vagas são para 39 (trinta e nove) opções de cursos de graduação.

Desse modo, essa seleção  visa o preenchimento de 30% das vagas disponíveis para os cursos de graduação. Para o preenchimento das demais vagas (70%), a UFSM vai aderir o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fins de classificação. O MEC já informou o calendário do SiSU 2023/2. Confira aqui.

Parte das vagas ofertadas no Vestibular 2023/2 está reservada para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.

A UFSM ainda não informou a data de liberação dos gabaritos e a data de publicação do resultado final desta seleção. No entanto, os candidatos podem conferir a lista de documentos necessários para o registro acadêmico no edital do vestibular.

Acesse o site da UFSM para consultar o edital na íntegra.

Leia também UEPG divulga cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.