UEPG divulga cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; veja datas

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já divulgou o cronograma

No estado do Paraná, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já divulgou o cronograma com as principais datas do Vestibular 2023, para o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. De acordo com a instituição, a aplicação das provas será em novembro deste ano.

O período de inscrição para o Vestibular UEPG 2023 será do dia 1º de setembro a 5 de outubro de 2023. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, por meio de formulário eletrônico de inscrição a ser aberto no site da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS).

A universidade não informou o valor da taxa de inscrição, mas informou que, para efetivar o cadastro, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 5 de outubro. Informações sobre o período para pedidos de isenção da taxa serão publicadas antes do período de inscrição por meio de edital específico.

Provas do Vestibular 2023, ingresso 2024

Como acontece tradicionalmente, a classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas ofertadas vai considerar o desempenho obtido em prova aplicada pela UEPG.

De acordo com o cronograma, a aplicação da prova será em 26 de novembro de 2023, um domingo. Geralmente, os locais de prova são em Curitiba, Ponta Grossa, Irati, Cascavel, Castro, Palmeira, Maringá, Jacarezinho, Umuarama, Apucarana, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão e Guarapuava.

Composição das provas

A UEPG já divulgo o Conteúdo Programático para a composição da provas. De acordo com o documento, o exame contará com questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio.

Desse modo, a prova abarcará conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira.

Para as questões de Literatura Brasileira, das provas de Língua Portuguesa, a UEPG recomenda a leitura das seguintes obras: “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto; “Olhos d’´Água”, de Conceição Evaristo; “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior; “Sentimento do Mundo”, de Carlos Drumond de Andrade; Ay Kakyri Tama: Eu moro na cidade”, de Marcia Wayna Kambeba.

Além da prova objetiva, a UEPG vai aplicar uma prova de redação em Língua Portuguesa. De acordo com a CPS, a universidade poderá solicitar a escrita de um artigo de opinião ou de um texto dissertativo-argumentativo. Confira aqui o conteúdo programático do exame na íntegra.

A universidade ainda não informou o número de vagas que ofertará para o ingresso de novos alunos em 2024. Na última edição do exame, a oferta foi de mais de 1.500 vagas para mais de 30 cursos de graduação.

Em seus processos seletivos, a UEPG reserva parte das vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, para estudantes negros de escolas públicas, para negros, e para pessoas com deficiência (PcD).

Sobre a UEPG

Criada em 6 de novembro de 1969, a UEPG é hoje uma das mais importantes instituições de ensino superior do Paraná e do Brasil. Mantida pelo governo do Estado do Paraná, a instituição atende estudantes de diversos municípios.

A universidade conta com unidades de ensino em 22 municípios do Paraná, entre os quais estão Apucarana, Campo Largo, Cianorte, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Londrina, Ponta Grossa, Rio Negro, Telêmaco Borba, Tibagi, Céu Azul, Faxinal, Paranaguá, Rio Branco do Sul.

Além dos cursos de graduação ofertados presencialmente, a UEPG oferta também cursos na modalidade EaD (Educação a Distância). O período de inscrição para o 2º Vestibular EAD 2023 está aberto até o dia 15 de junho. Veja aqui mais detalhes sobre o processo seletivo.

A universidade oferta também diversos cursos de extensão para a comunidade externa e conta com diversos programas de pós-graduação, com a oferta de mestrados e doutorados.

Acesse o site da UEPG para mais informações

Leia também Inep abre o período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.