Ventos Alísios: O que você precisa estudar 

O que são ventos alísios?

A literatura científica explica que se trata de uma espécie de vento constante e úmido que ocorrem em zonas subtropicais em baixas altitudes. 

Soprando nos trópicos do Equador no sentido de leste para oeste, por conta da sua grande umidade, são ventos que acabam sendo peças chave no surgimento das chuvas na região. 

Têm papel preponderante no clima da Terra e ocorrem ao longo do ano todo em locais de temperaturas altas e com pressão atmosférica menor. 

Vale destacar que o ar quente é menos denso que o ar frio, sendo assim as circulações de ar acontecem através das diferenças de pressão atmosféricas. 

Os ventos alísios, surgem principalmente na América Central. Eles surgem através do deslocamento das massas de ar frio (zonas de alta pressão) dos trópicos para zona equatorial (zonas de baixa pressão). 

Eles acontecem nos dois hemisférios da Terra. No hemisfério norte eles sopram na direção nordeste para sudoeste e por isso são chamados de alísio do Norte. 

Já o alísio do Sul, que acontece no hemisfério sul, sopra na direção sudeste para noroeste (sentido Leste-Oeste).

Ventos Contra-Alísios

No caso dos ventos contra-alísios eles sopram no sentido contrário, ou seja, eles vêm do Equador para os trópicos, de oeste para leste. 

São ventos secos que se formam em altitudes mais elevadas e operam nas zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão. 

Por conta disso, grandes áreas de deserto possuem forte influência dos contra-Alísios.

Zona de Convergência Intertropical

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma região que contorna o planeta próximo a linha do Equador onde apresenta anualmente a atuação dos alísios pois acabam recebendo maior incidência dos raios solares.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os ventos alísios?

Não deixe de ler também – El Niño: Resumão para estudar o fênomeno

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.