Vendas do comércio eletrônico na Black Friday cresceram 60%

A receita das vendas realizadas pelo comércio eletrônico no fim de semana da Black Friday, de 25 a 27 de novembro, aumentou 60%. Saiba mais!

A receita das vendas realizadas pelo comércio eletrônico no fim de semana da Black Friday, de 25 a 27 de novembro, aumentou 60% em comparação ao mesmo período de 2021, segundo informações da Agência Brasil.

Vendas do comércio eletrônico na Black Friday cresceram 60%

Os dados, divulgados hoje (8), em São Paulo, são da empresa de inteligência analítica Boa Vista, medidos pelo sistema antifraude Konduto, segundo dados oficiais.

Dados comparativos

Em contrapartida ao crescimento da receita, o número de pedidos online caiu 25% na comparação com a edição de 2021. Segundo a Boa Vista, os dados apontam que os consumidores optaram por adquirir menos produtos, mas de maior valor, conforme informa a Agência Brasil.

Queda nas vendas online

Acompanhando a redução do número de pedidos de compra online, as tentativas de fraudes nesta Black Friday também recuaram (-26%) em comparação com 2021. Mesmo assim, a empresa registrou tentativas de fraude que poderiam gerar prejuízo de R$ 71,5 milhões.

Celular smartphone

De acordo com informações oficiais da Agência Brasil, os dados mostram, ainda, que as compras via celular têm aumentado ano a ano no país. Em 2020, as compras via mobile passaram de 50% do número total de aquisições online. Em 2022, esse número chegou a 74%. E as fraudes também acompanharam: 72% das tentativas de golpe foram originadas desses dispositivos.

Dados regionais

Na análise por região, o Sudeste se destacou, registrando 62% das vendas e 59% das tentativas de fraude em todo o Brasil, informa a publicação oficial da Agência Brasil. Ainda que nos dados comparativos as compras online tenham tido queda, ainda foram bastante significativas, considerando a retomada do cenário pós-pandemia.

Tenha cuidado com fraudes

Além disso, é válido destacar que as tentativas de fraudes foram bem elevadas, ao passo que não há um registro exato sobre as fraudes que foram efetivadas. Por isso, ao realizar suas compras de forma online ou física, se atente para não repassar informações importantes, como senhas pessoais.

Certifique-se de que a loja é verdadeira

Além disso, certifique-se de que está comprando em uma loja verdadeira, no caso de um e-commerce, já que há muitas lojas falsas na internet que imitam os layouts de lojas conhecidas e oferecem descontos excessivos, principalmente para pagamentos via Pix

Portanto, atente-se aos descontos muito “fora do mercado” e busque informações sobre a empresa para se resguardar quanto às fraudes, de modo que possa aproveitar as promoções da Black Friday de maneira planejada, assim como outras promoções sazonais e pontuais. Dessa forma, poderá obter descontos relevantes e minimizar as chances de ser vítima de golpes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.