Pix: uma ferramenta prática e intuitiva 

O Pix é uma ferramenta prática e intuitiva do Banco Central. Confira alguns pontos importantes sobre a ferramenta de pagamentos!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Sendo assim, qualquer pagamento ou transferência que é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), pode ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular smartphone. Por isso, o Pix é uma ferramenta ampla e dinâmica.

Pix: uma ferramenta prática e intuitiva 

O BC ressalta que o Pix já está disponível amplamente para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga. Sendo assim, já são mais de 734 instituições aprovadas pelo Banco Central para oferecerem o Pix ao cliente.

Dessa forma, todos os brasileiros já podem fazer e receber um Pix, visto que é uma ferramenta prática e intuitiva. O Banco Central ressalta que para fazer um Pix, é só acessar o app ou o internet banking da sua instituição. De forma sucinta, o BC define o Pix como o pagamento instantâneo brasileiro. Sendo assim, é um meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. 

Potencial do Pix

Por essa praticidade, o Pix é prático, rápido e seguro. Sendo assim, além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Para realizar um Pix é preciso se atentar aos seguintes pontos:

De acordo com informações oficiais do BC, Para realizar um pagamento via Pix, você pode:

  • Ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um Pix no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento;
  • Utilizar a opção “Pix Copia e Cola”, com ela você cola o código relacionado ao QR Code. 
  • Informar a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone, essa opção também pode ser usada no internet banking; Bem como, usar o serviço de iniciação de transação de pagamento.

Você pode digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor

De acordo com o BC, embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há alternativamente a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC, informa o BC. Essa opção pode ser usada quando o usuário recebedor não tiver chave Pix cadastrada, por exemplo.

No entanto, o Banco Central ressalta que a chave Pix é somente utilizada para facilitar o recebimento de um Pix. Assim, para pagar com Pix, não é necessário ter a Chave Pix, informa o BC em seu site oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.