Veja dicas para começar a se preparar para o ENEM

Saiba como se preparar para uma das provas mais importantes de quem deseja entrar na faculdade

Vai fazer o ENEM esse ano, mas não sabe como estudar para as provas e nem por onde começar? Então não saia daqui, pois, hoje mostraremos 5 dicas para você começar a se preparar para essa importante avaliação.

É válido dizer que o ENEM é uma prova avaliativa, ou seja, não é eliminatória. Além disso, outro destaque deste teste é a oportunidade de receber uma bolsa para estudar no exterior. Pois, algumas universidades, como as de Portugal aceitam este método como parte do processo de candidatura.

Quer mais informações sobre o ENEM? Então, não deixe de nos acompanhar até o final, para conferir todos os detalhes sobre como se preparar para alcançar um bom resultado.

Confira as datas da prova e estude com antecedência para se preparar para o ENEM

O primeiro passo para se preparar e garantir um bom desempenho é conferir as datas para a prova do ENEM. Afinal de contas, estudar com antecedência é a melhor forma de fixar todo o conteúdo em sua mente.

A dica é conferir o site do INEP para saber todas as informações necessárias para dar início aos estudos. Pois, é lá que constam todas as disciplinas, as etapas, datas e locais da prova.

Geralmente, o ENEM acontece no final do ano. Desse modo, você ganha tempo para se dedicar e estudar com mais calma. Aliás, o ideal é listar todos os conteúdos que aparecem no edital. Em seguida, separe aquelas que têm mais dificuldade e as que são mais fáceis.

Dê uma atenção especial para aquelas disciplinas que têm mais dificuldade. Além do mais, sempre que puder, procure ajuda para facilitar o aprendizado. Assim, você ganha mais confiança nessa matéria.

Faça simulados para se preparar para o ENEM

Um dos métodos mais usados pelos estudantes para se preparar para o ENEM é fazer os simulados. Aliás, essa estratégia é muito eficaz e é útil para usar em outras provas importantes, como as de concurso público.

Essa é uma excelente maneira de testar seus conhecimentos e ganhar mais experiência. Então, no site do INEP é possível baixar e imprimir as provas anteriores, gratuitamente, para você melhorar e ficar pronto para realizar sua prova.

No dia da aplicação do teste, o tempo para conclusão será de quatro horas e meia para fazer duas provas objetivas. Por isso, marque no relógio quanto tempo você leva para fazer o simulado e vá aprimorando se precisar.

Além disso, não se esqueça de praticar também o preenchimento do cartão resposta e passar a redação a limpo. Ao final, confira o gabarito e assinale quantas questões acertou e fique de olho para saber quantos erros e acertos obteve.

Por fim, veja quanto tempo levou para fazer tudo. Vale dizer para não esquecer onde teve mais dificuldade para tentar melhorar da próxima vez.

Dê uma atenção especial para a redação

Muitas pessoas veem a redação do ENEM como a parte mais difícil da prova. Em grande parte, pelo tema ser uma surpresa ou simplesmente por não ter muita experiência nessa área. No entanto, com algumas dicas você verá que não é preciso se desesperar.

A nota da redação do ENEM vai de 0 a 1.000 pontos e pode fazer uma boa diferença no resultado final da sua prova. Aliás, muitos processos seletivos como o SISU e FIES usam a nota do ENEM na inscrição.

Portanto, fazer uma boa redação é essencial para o futuro. Aqui vão algumas dicas: sempre tenha atenção às regras de ortografia, gramática e concordância. Pois, elas farão toda a diferença na hora de elaborar seu texto.

Outra dica muito importante é ficar atento ao tema escolhido. Geralmente, a maioria deles tratam-se de assuntos da atualidade, por isso fique em dia com as notícias do Brasil e do mundo.

Cuide bem do corpo e da mente

Ter uma rotina de estudos é essencial para obter bons resultados nas provas. Todavia, outra dica muito valiosa é cuidar do corpo e da mente. Você deve mantê-los em bom funcionamento. Afinal, o bom preparo físico tem grande influência para o psicológico. Como diz o ditado popular: mente sã, corpo são.

Desse modo, ter uma alimentação saudável e colocar na rotina, a prática de exercícios físicos são itens fundamentais para você fazer uma boa prova. Ainda mais, que o ENEM é uma maratona bem cansativa. Por isso, no dia anterior a prova procure descansar e dormir bem.

Por fim, podemos dizer que estudar com foco e perseverança é o melhor caminho para alcançar o sucesso. Então, siga as nossas dicas e comece a se preparar hoje mesmo para as provas do ENEM. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.