Veja como pedir a troca GRATUITA das Antenas Parabólicas

As antenas parabólicas, que por muitos anos foram um símbolo da recepção de sinal de TV por assinatura, estão passando por uma grande mudança. Com a chegada da internet 5G, esses equipamentos tradicionais podem sofrer interferência, levando ao desligamento do sinal das parabólicas comuns até dezembro de 2024. Nesta matéria do Notícias Concursos vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a substituição dessas antenas e como garantir o acesso à tecnologia digital sem custos adicionais.

Por que a substituição das antenas parabólicas é necessária?

A tecnologia 5G está revolucionando a forma como nos conectamos e nos comunicamos. Com uma velocidade de navegação até 100 vezes mais rápida do que as tecnologias anteriores, o 5G promete transformar a maneira como utilizamos a internet. No entanto, a frequência utilizada pelo 5G pode interferir no sinal das antenas parabólicas tradicionais, especialmente em áreas rurais.

Para evitar essa interferência e garantir que todos possam desfrutar dos benefícios do 5G, o Governo de São Paulo iniciou uma mobilização para acelerar a troca das antenas parabólicas comuns pelas digitais. Essa substituição é essencial para garantir a qualidade do sinal de TV e permitir que as pessoas tenham acesso à tecnologia mais avançada.

Como funciona o processo de substituição?

A substituição das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais é um processo simples e gratuito. Para ter acesso à antena digital sem custos adicionais, é necessário atender a alguns requisitos. Primeiro, é preciso ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal e estar registrado no Cadastro Único. Além disso, é necessário possuir uma antena parabólica convencional com sinal ativo.

Os novos equipamentos digitais são oferecidos pela Siga Antenado, uma organização sem fins lucrativos criada pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G. Essas operadoras estão empenhadas em acelerar o processo de substituição das antenas parabólicas, garantindo que todos possam aproveitar a tecnologia mais avançada.

Onde é possível realizar a troca das antenas parabólicas?

A troca das antenas parabólicas já está disponível em várias cidades paulistas. Para verificar se a sua cidade está incluída na lista, é possível consultar o site do Siga Antenado, onde também estão disponíveis as regras para ter acesso aos equipamentos e o passo a passo para fazer o pedido.

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, está oferecendo apoio e incentivo para as prefeituras realizarem campanhas de conscientização sobre a necessidade da substituição das antenas parabólicas. Essas campanhas informam os cidadãos sobre o processo de troca e incentivam a adesão à tecnologia digital.

Atualização da “lei das antenas”

Além da substituição das antenas parabólicas, a atualização da “lei das antenas” é um passo fundamental para garantir a expansão da infraestrutura do 5G. A InvestSP tem realizado reuniões e eventos com prefeituras e câmaras municipais para orientar sobre a importância dessa atualização. Desde o fim do ano passado, o número de cidades paulistas com leis atualizadas subiu de 61 para 204, de acordo com levantamento da InvestSP.

A atualização da “lei das antenas” permite que as operadoras saibam onde podem instalar as antenas do 5G, facilitando o investimento na infraestrutura necessária para a tecnologia. Essa atualização é essencial para atrair investimentos privados, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico das cidades.

TecnoCidades: reunindo gestores municipais

Para acelerar a substituição das antenas parabólicas e a atualização da “lei das antenas”, a InvestSP criou o programa TecnoCidades. Esse programa reúne gestores municipais de todo o Estado de São Paulo em encontros regionais, onde são discutidas as melhores práticas e estratégias para garantir a transição para o 5G.

Um dos eventos do TecnoCidades será sediado na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, e contará com a presença de gestores municipais das regiões administrativas de Registro e Itapeva. Durante o evento, serão abordados temas como o apoio à população no processo de substituição das antenas parabólicas e a importância da atualização da “lei das antenas” para a atração de investimentos e a geração de emprego e renda.

Sinal da internet 5G

A substituição das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais é uma medida necessária para evitar interferências com o sinal da internet 5G. O processo de troca é simples e gratuito, e a InvestSP está oferecendo apoio e incentivo para as prefeituras realizarem campanhas de conscientização sobre essa mudança.

Além disso, a atualização da “lei das antenas” é fundamental para garantir a expansão da infraestrutura do 5G e atrair investimentos para as cidades. A InvestSP tem realizado eventos e reuniões para orientar as prefeituras sobre a importância dessa atualização.

Com a troca das antenas parabólicas e a atualização da “lei das antenas”, o Estado de São Paulo estará preparado para aproveitar todos os benefícios da tecnologia 5G, como uma navegação mais rápida e eficiente, atração de investimentos e desenvolvimento econômico. Não deixe de verificar se a sua cidade está incluída na lista de municípios que já podem realizar a troca das antenas parabólicas e aproveite essa oportunidade de estar conectado ao futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.