Veja como funciona o novo modelo de emissão de notas fiscais MEI

O novo modo de emissão tem como objetivo unificar e padronizar o processo em todo o país

O novo modelo de emissão de notas fiscais MEI (Microempreendedor Individual) representa uma mudança significativa na forma como os microempreendedores individuais do Brasil podem registrar suas transações comerciais. 

Desse modo, é importante que todos os trabalhadores MEIs fiquem a par dessas novidades a fim de evitar problemas com a Receita Federal.

Sendo assim, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

Veja como funciona o novo modelo de emissão de notas fiscais MEI

Conforme mencionado acima, é crucial que todos os Microempreendedores Individuais saibam como funciona o novo modelo de emissão de notas fiscais para evitar problemas e ter acesso às notas.

Dessa forma, vale ressaltar que o novo modo de emissão tem como objetivo unificar e padronizar o processo em todo o país. Isso significa que os municípios não mais emitem notas fiscais por conta própria, simplificando a vida dos microempreendedores.

Conheça os tipos de notas fiscais MEI

Ademais, antes de mergulharmos nos detalhes do novo modelo, é importante entender os tipos de notas fiscais disponíveis para os MEIs. 

Assim sendo, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é usada para registrar a venda de produtos físicos, enquanto a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) serve para registrar a prestação de serviços.

Quando emitir a nota fiscal?

A emissão da nota fiscal para consumidores pessoa física não é obrigatória, a menos que o consumidor a solicite. No entanto, se o destinatário do serviço for uma empresa, a emissão é obrigatória. Recomenda-se que, sempre que adquirir um produto para uso na empresa, a nota fiscal seja exigida.

A obrigatoriedade da emissão da NFS-e para o MEI prestador de serviço entrou em vigor a partir de 1º de setembro. Isso significa que os Microempreendedores Individuais que oferecem serviços agora devem emitir a NFS-e como parte de suas operações regulares.

Novo modelo de emissão de notas fiscais permite acesso sem certificado digital

Um dos aspectos mais importantes do novo modelo é a simplificação do acesso. Isso porque não é necessário possuir um certificado digital para emitir a nota fiscal. 

Além disso, os trabalhadores podem fazer o login utilizando a conta gov.br, o que torna o processo mais acessível.

Veja como fazer emissão da NFS-e pelo computador

A emissão da NFS-e é um processo que pode os trabalhadores podem realizar de forma conveniente no seu computador. 

Dessa maneira, confira o passo a passo de como fazer isso:

  • Primeiramente, acesse o Portal de Gestão NFS-e – Contribuinte;
  • Clique em “Fazer Primeiro Acesso”;
  • Então, insira os dados solicitados, como CPF ou CNPJ, data de nascimento e número do Título de Eleitor;
  • Complete as informações com os números dos recibos das duas últimas declarações do Imposto de Renda, se aplicável;
  • Preencha os dados de e-mail e defina sua senha e valide sua conta;
  • Cadastre a atividade econômica e os dados da empresa;
  • Insira um número de telefone e e-mail para a geração da nota fiscal;
  • Selecione a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”;
  • Escolha entre a versão simplificada ou completa da nota fiscal e;
  • Por fim, basta inserir os dados necessários para a emissão da NFS-e.

E pelo aplicativo?

Além disso, cabe observar que o novo modelo também permite a emissão da NFS-e por meio de um aplicativo móvel. Para fazer isso, siga estes passos:

  • De antemão, baixe o aplicativo NFS-e Mobile;
  • Faça o login com sua conta gov.br;
  • Toque em “Emitir NFS-e”;
  • Vale lembrar que o campo CPF/CNPJ do cliente é opcional, mas recomendado;
  • Então, selecione o serviço prestado a partir da lista cadastrada no emissor web;
  • Insira o valor do serviço prestado e toque em “Emitir NFS-e”;
  • Finalmente, a NFS-e será emitida com sucesso e estará disponível em formato PDF e XML.

Como obter detalhes para serviços relacionados a obras?

Para serviços relacionados a obras, é necessário fornecer informações adicionais. Isso inclui:

  • O endereço da obra ou o número do CNO (Cadastro Nacional de Obras emitido pela Receita Federal do Brasil) e;
  • O município. 

Assim, esses detalhes adicionais garantem a correta emissão da nota fiscal.

Emissor Web para CNPJs em municípios participantes

Por fim, é importante frisar que o emissor web está disponível não apenas para MEIs, mas também para CNPJs localizados em municípios que aderiram a essa modalidade. 

Desse modo, aqueles que estão em municípios participantes têm a opção de usar o emissor web para a emissão de notas fiscais.

Agora que você já sabe como funciona o novo modelo de emissão de notas fiscais MEI, siga as orientações e tenha acesso a NFS-e com mais facilidade e praticidade! 

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