Vale Gás Social pode ser liberado aos brasileiros com venda da Petrobras, diz Guedes

Caso isso ocorra, o Governo será o sócio majoritário da empresa. Segundo o ministro, não há sentido o enriquecimento do país quando a população continua pobre

Durante entrevista na última quarta-feira, (13), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o Governo Federal deve se beneficiar dos dividendos repassados pela Petrobras e ainda, possivelmente, privatizar a estatal e garantir novos auxílios para contemplar a população vulnerável.

Caso isso ocorra, o Governo será o sócio majoritário da empresa. Segundo o ministro, não há sentido o enriquecimento do país quando a população continua pobre. Guedes está Washington para a reunião anual do FMI e do Banco Mundial. Ele ressalta querer incluir o Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), recorrendo ao pedido novamente.

Veja também: Auxílio Emergencial: Veja quem precisa devolver as parcelas que recebeu

Conforme algumas informações concedidas pela Reuters, o ministro mencionou a pretensão do Governo em vender as ações da Petrobras, privatizá-la e com o valor obtido criar novas políticas sociais. “Quando o preço do combustível sobe, os mais frágeis estão com dificuldades. E que tal se eu vender um pouco das ações da Petrobras e der para eles esses recursos? ”, disse o Guedes.

O Governo tem sido pressionado com a recorrência de aumentos no preço dos combustíveis e do gás de cozinha, que no último sábado (9) sofreu um aumento de 7,22%. Só neste ano, a gasolina acumula uma alta quase 50% e o botijão de gás de 13kg por volta de 20%.

O chefe da equipe econômica também disse apoiar a privatização de todas as estatais. Em específico no caso da Petrobras, uma sugestão pode ser levá-la ao Novo Mercado mantendo o controle sobre a estatal através de uma golden share.

A alteração poderia gerar um valor adicional de R$ 100 bilhões a R$ 150 bilhões para a empresa, conforme a declaração de Guedes. Além disso, “pode subir mais ainda se eu falar que eu vou privatizar, abrir mão do controle”, a depender se a estatal for transformada em uma “corporation”, de acordo com a aprovação do Eletrobras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.