Vale-gás: quanto tempo eu tenho para movimentar o benefício?

Segundo as informações oficiais, os pagamentos de junho do vale-gás nacional começaram oficialmente na última sexta-feira (17)

Na última sexta-feira (17), o Governo Federal iniciou os pagamentos de junho do vale-gás nacional. Trata-se, portanto, da quarta liberação do benefício. Estima-se que pouco mais de 5,6 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do saldo. Cada uma delas tem um prazo de 120 dias para movimentar o saldo depositado em suas contas.

Dessa forma, o cidadão não precisa correr para movimentar o dinheiro do vale-gás no exato dia do pagamento. Cada cidadão tem um prazo de quatro meses para realizar alguma movimentação do saldo. Não é necessário gastar a quantia toda dentro deste prazo. Ele pode apenas realizar alguma ação com o saldo para mostrar ao Governo que precisa da quantia.

O cidadão pode, por exemplo, realizar uma simples transferência do dinheiro. Assim, o Governo entenderá que o indivíduo precisa da quantia e não pegará o saldo de volta no final do prazo de quatro meses. No entanto, é preciso notar que cada transferência possui o seu próprio prazo, que depende da data inicial de liberação.

Os repasses de fevereiro, por exemplo, estão com o prazo terminando neste mês de junho. Dessa forma, quem recebeu alguma quantia no segundo mês do ano, tem pouco tempo para realizar alguma movimentação no saldo. Caso contrário, ele poderá perder o dinheiro do benefício. Portanto, é importante atentar para as datas.

Já os pagamentos que estão sendo realizados em junho, poderão ser movimentados até o próximo mês de outubro. O Ministério da Cidadania informa que as liberações atuais são de R$ 53 por família. Trata-se, portanto, de um aumento de R$ 2 em relação aos repasses que aconteceram no mês de abril deste ano.

Urgência

No entanto, o fato é que a maioria dos usuários do vale-gás nacional não podem esperar todo este tempo para movimentar a quantia do benefício. Afinal de contas, boa parte dos cidadãos precisam usar o montante o quanto antes.

Segundo as informações disponibilizadas pela própria Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg subiu nos últimos meses. Assim, o orçamento disponível para os cidadãos ficou ainda mais apertado.

Aliás, foi justamente o aumento no preço do botijão que fez com que o valor do vale-gás subisse. O Governo Federal é obrigado a pagar ao menos a metade do patamar definido pela ANP. Dessa forma, sempre que o preço sobe, o saldo do benefício precisa subir também.

O vale-gás

Segundo as informações oficiais, o vale-gás nacional foi aprovado oficialmente pelo Congresso Nacional ainda no final do ano passado. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o texto do benefício e os pagamentos começaram em dezembro.

Desde o início deste ano, estima-se que pouco mais de 5 milhões de brasileiros tenham entrado na folha de pagamentos do benefício. Em junho estima-se que pouco mais de 5,6 milhões estejam aptos ao recebimento do projeto social.

No entanto, o número ainda não é suficiente para atender todas as pessoas que têm direito ao programa. Estima-se que mais de 18 milhões de brasileiros que atendem todas as regras de entrada, ainda não conseguiram receber nada do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.