Vale-gás: posso usar o Caixa Tem para movimentar o dinheiro do programa?

De acordo com o Governo Federal, pagamento da segunda leva do vale-gás nacional começou nesta segunda-feira (14)

O Governo Federal começou nesta segunda-feira (14) a segunda rodada de pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas devem receber esse dinheiro neste momento. Isso significa, portanto, um aumento de 100 mil usuários em relação ao que se viu em janeiro.

Mas mesmo depois do início desses repasses, o fato é que muita gente ainda tem dúvidas sobre as regras do programa. E um dos temas que mais causa confusão entre as pessoas é mesmo a questão da movimentação do dinheiro. Afinal de contas, como é possível usar a quantia do vale-gás nacional?

De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, as pessoas que fazem parte do vale-gás também são usuárias do Auxílio Brasil. É que pelo menos neste primeiro momento o Governo Federal optou por priorizar esse grupo de indivíduos. Então na prática, a forma de movimentação é a mesma para os dois programas.

Existe a possibilidade, por exemplo,  de usar o Caixa Tem para movimentar o dinheiro do vale-gás. Com esse aplicativo, é possível pagar boletos, fazer transferências por pix ou mesmo realizar algumas compras online. Basta portanto ter uma conta neste app para conseguir mexer nos valores do programa de forma digital.

Outra opção é sacar o dinheiro do vale-gás. É possível fazer isso também usando o Caixa Tem. Por esse aplicativo, dá para gerar um código para usar na hora de pagar a quantia. Outra possibilidade é usar o cartão do antigo Bolsa Família. Ele também funciona para a realização dos saques não apenas deste benefício, como também do Auxílio Brasil.

A mesma conta

Como dito, neste primeiro momento todos os usuários do vale-gás nacional também são usuários do Auxílio Brasil. Neste caso, portanto, o dinheiro dos dois programas vai cair exatamente em uma mesma conta.

Apesar de serem projetos notadamente diferentes, o fato é que o cidadão vai ter o direito de usar os dois montantes da mesma maneira. Então vai dar para movimentar os dois da mesma forma. É o que diz o Ministério da Cidadania.

De acordo com o Governo Federal, a ideia de juntar os dois pagamentos em um mesmo lugar com o mesmo calendário aconteceu numa tentativa de facilitar a vida das pessoas. Afinal de contas, elas não precisariam mais se preocupar com essas diferenças.

O vale-gás nacional

O Governo Federal começou os pagamentos do vale-gás nacional no final do último mês de dezembro. Só que naquele primeiro momento apenas as pessoas que estavam morando nos estados da Bahia e de Minas Gerais é que estavam conseguindo pegar a quantia.

Explica-se: é que regiões dessas unidades da federação sofreram muito com as fortes chuvas no final do ano passado. Foi justamente por isso que o Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos do vale-gás por lá.

Em fevereiro, dados do Ministério da Cidadania dão conta de que cerca de 5,6 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício. A tendência é de que esse número aumente aos poucos no decorrer dos próximos meses

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.