Vale-gás nacional: veja quem deve poder receber o novo benefício

Projeto em questão ainda não passou por uma aprovação, mas texto do vale-gás nacional já indica quem vai poder receber

Os sucessivos aumentos no preço do botijão de gás, estão jogando os olhos dos brasileiros para o Senado Federal. É que por lá está em tramitação um projeto que pretende criar um auxílio nacional para as pessoas que estão com dificuldades para comprar este item. Pelo menos é isso o que dizem as informações oficiais.

O texto em questão é de autoria do Senador Eduardo Braga (MBD-AM). De acordo com informações de bastidores, membros do Ministério da Economia não gostam nada desta ideia. Eles temem que o Palácio do Planalto possa ter problemas para fechar as contas dentro do teto de despesas públicas.

Por isso, ainda não dá para saber se o projeto vai mesmo passar por uma aprovação. De qualquer forma, o texto indica quais pessoas poderiam receber esse benefício. Então caso o programa passe, já dá para saber quem são os brasileiros que poderiam receber essa ajuda. E essa é uma informação muito importante para muita gente.

De acordo com o texto, a regra número um para fazer parte do Vale-gás é ter cadastro ativo no Cadúnico. Essa é portanto uma espécie de lista do Governo Federal que identifica as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Em resumo, são cidadãos em condição de pobreza ou mesmo de extrema-pobreza.

Outra exigência para fazer parte desse projeto será ter uma renda per-capita igual ou abaixo de um salário mínimo. Esse é um número que muda sempre todos os anos por causa dos reajustes do Governo. Para 2021, a renda per capita de meio salário mínimo está no valor de R$ 550.

Precatórios

De acordo com informações de bastidores, membros do Ministério da Economia estariam preocupados com esse projeto neste momento. Isso porque eles temem que a aprovação dessa matéria acabe comprometendo ainda mais a situação do teto de gastos.

Vale lembrar que o Governo Federal está neste momento tentando conseguir a liberação do parcelamento dos precatórios. A ideia é que se eles conseguirem isso, poderão aumentar os valores do Bolsa Família no próximo ano.

E aí não se sabe se sobraria espaço para pagar mais esse Vale-gás. De acordo com informações da imprensa, alguns membros do Ministério da Economia estão tentando fazer com que os senadores desistam desta ideia.

Vale-gás nos estados

O Governo Federal ainda não bateu o martelo sobre o Vale-gás, mas o fato é que alguns estados começaram esses pagamentos há algum tempo. Um dos casos mais famosos é o do estado de São Paulo, por exemplo.

Só que mesmo por lá, o programa costuma ser alvo de críticas. Algumas pessoas dizem que o projeto deveria chegar no bolso de mais paulistas. Outros dizem que o dinheiro não estaria sendo suficiente para comprar o item.

Em alguns estados, como no Mato Grosso, o botijão de gás chegou a bater nesta semana uma média de R$ 135. Esse é um dos maiores preços que já foram registrados por lá. No país inteiro o custo médio do item subiu 3,8% dentro de duas semanas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.