Vale-gás: fila de espera do programa segue existindo em fevereiro

De acordo com estimativas oficiais, cerca de 18 milhões de pessoas ainda estão na fila de espera do vale-gás neste momento

Procurou no app e não achou o lançamento do vale-gás em fevereiro? Fique sabendo que você não está sozinho. Longe disso. De acordo com estimativas oficiais, tem muita gente que tem direito ao benefício mas mesmo assim não está conseguindo acessar a quantia do programa. O próprio Governo Federal assume que este problema está acontecendo.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, cerca de 5,6 milhões de brasileiros estão na folha de pagamentos do vale-gás neste mês de fevereiro. Isso representa, portanto, um aumento na ordem de 100 mil pessoas em relação ao que se viu no último mês de janeiro, segundo mostram os dados da pasta.

Mas essa nova entrada de usuários passou longe de ser suficiente para que a fila de espera do programa fosse zerada. Hoje, de acordo com estimativas do próprio Governo Federal, presume-se que quase 18 milhões de brasileiros estejam nesta lista. São pessoas que atendem todos os critérios, mas mesmo assim não estão recebendo.

Para receber o vale-gás nacional, o cidadão tem que ter um perfil ativo no Cadúnico. Mas não é só isso. Também é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Para este ano de 20202, nós estamos falando portanto de um teto de R$ 606. Além disso, pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem pegar o projeto.

Quando se soma todos os brasileiros que se encaixam nessas regras, trata-se de um total de aproximadamente 24 milhões de pessoas. Esses são dados confirmados pelos próprios autores do projeto no Congresso Nacional. Acontece, no entanto, que apenas um terço desses indivíduos está conseguindo receber o benefício de fato até o momento.

O que o Governo diz

De acordo com o Governo Federal, essa é uma situação que de fato está acontecendo. Como justificativa, eles apresentam o fato de que não haveria espaço no orçamento para os pagamentos de todas essas pessoas.

Segundo informações oficiais, o plano do poder executivo é aumentar o número de usuários do programa de forma gradativa. Isso quer dizer portanto que gradativamente eles irão inserir mais gente dentro da folha de pagamento.

Entretanto, não espere grandes entradas. A ideia central do Governo é inserir sempre poucas pessoas a cada repasse, assim como aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Agora é esperar para saber se é isso o que vai acontecer mesmo.

Vale-gás nacional

De acordo com as informações oficiais, os pagamentos do vale-gás nacional começaram ainda no final do último mês de dezembro. Naquela ocasião, no entanto, nem todo mundo pôde receber o dinheiro em questão.

É que no final do ano passado, o Governo Federal decidiu começar os pagamentos do vale-gás nacional apenas para as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas. Estamos falando dos estados de Minas Gerais e da Bahia.

Este ano, o vale-gás está chegando em 5,6 milhões de indivíduos. Estima-se que outros 18 milhões de brasileiros seguem na fila de espera do programa. O projeto em questão tem caráter bimestral, ou seja, faz os seus repasses sempre a cada dois meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.