Vale-gás: estar no Cadúnico não garante entrada na folha de pagamento

De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do vale-gás neste momento

O Governo Federal está seguindo nesta quarta-feira (16) com os pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas estão recebendo esse dinheiro neste momento. São brasileiros que cumprem todas as regras para se entrar no projeto. É o que se sabe.

Acontece, no entanto, que nem todo mundo que tem o direito de receber o vale-gás nacional está de fato recebendo o dinheiro do benefício. Muito pelo contrário. De acordo com as informações oficiais, o que se sabe é que algo em torno de 18 milhões de indivíduos estão dentro da fila de espera para entrar no projeto.

Nas redes sociais, é muito comum ver perguntas sobre esse assunto. Pessoas que estão no Cadúnico e que se encaixam dentro das regras de entrada no programa esperaram para receber o dinheiro do vale-gás. Só que boa parte deles não receberam nada. É que de acordo com as informações oficiais, não há nada de errado com isso.

De acordo com as informações oficiais, estar no Cadúnico não garante os pagamentos do benefício. Aliás, nem se você estiver nesta lista e ao mesmo tempo se encaixe nas regras do projeto em questão você terá a garantia do recebimento do programa. De todo modo, vai ser preciso esperar até que o Planalto insira mais gente na folha.

No final das contas, o que é preciso ficar claro é que o Ministério da Cidadania vai sempre decidir quem e quantas serão as pessoas que irão poder entrar no programa. Entre janeiro e fevereiro, eles decidiram colocar mais 100 mil indivíduos no projeto em questão. É possível que eles repitam a dose? Sim. Mas não há garantia. É preciso esperar.

Quem tem direito

No papel, o vale-gás nacional vai para as pessoas que possuem um perfil ativo no Cadúnico. Além disso, é preciso também ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606.

Outro grupo que também tem direito ao projeto é aquele formado por pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São brasileiros que possuem mais de 65 anos de idade.

Ao todo, esse grupo de pessoas chegaria a algo em torno de 24 milhões de cidadãos. Mas não é isso o que se vê na prática. Como dito, apenas algo em torno de 5,6 milhões de indivíduos estão pegando esse dinheiro neste mês de fevereiro.

Vale-gás

O Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final do último mês de dezembro. O Ministério da Cidadania afirma que naquele primeiro momento fez os repasses apenas para as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia em em Minas Gerais.

Isso mudou desde janeiro. Na ocasião, o Governo Federal fez as liberações para cerca de 5,4 milhões de pessoas. Eles pegaram esse dinheiro de forma retroativa. Fevereiro é, portanto, o primeiro mês de pagamento oficialmente do ano de 2021.

Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Cidadania informou que vai seguir inserindo mais indivíduos no benefício no decorrer dos próximos meses. Eles não disseram, no entanto, qual vai ser o nível de entradas. Eles ainda não decidiram quantas pessoas ainda poderão entrar no projeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.