Vale-gás do Governo Federal também deverá formar uma fila de usuários

Assim como acontece no Auxílio Brasil, novo Vale-gás do Governo Federal também vai formar uma espécie de fila de entrada

O Governo Federal anunciou no final da última semana mais alguns detalhes sobre o seu novo Vale-gás. O programa em questão deve entrar em cena a partir deste mês de novembro e deve atender algo em torno de 5 milhões de pessoas. Pelo menos é isso o que dizem as informações do Ministério da Cidadania.

Mas segundo esses dados, dá para dizer que nem todo mundo que tem direito ao benefício e que se encaixa em todas as regras de entrada, vai poder receber o projeto. E isso vai ocasionar aquilo que se pode chamar de fila de espera. É, portanto, algo semelhante ao que acontece hoje no Auxílio Brasil.

Explica-se: quando o Congresso aprova um projeto social, ele normalmente estipula as regras de entrada no programa. No caso deste Vale-gás a ideia é atender a todos que estão no Cadúnico e que recebam até meio salário mínimo de maneira per capita. Além disso, recebem também aqueles que estão dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INS).

Estima-se que cerca de 2,4 milhões de pessoas estão dentro desse universo estipulado. Só que de acordo com o Governo Federal, não há dinheiro no orçamento para pagar a todos esses indivíduos. Então apenas uma parte delas irá receber o benefício em questão. E o que acontece com as outras? Elas irão para esta fila de espera.

Essa lista reúne o nome das pessoas que possuem o direito de receber o benefício mas que na prática não estão pegando o dinheiro. Não se sabe ao certo quanto tempo cada um desses brasileiros terá que esperar até receber a quantia. Mas pelo que se sabe até aqui, deverá ser por um bom tempo.

Cronograma do governo

Como se sabe, o plano do Governo Federal é pagar o vale-gás de dois em dois meses. Como o primeiro pagamento deve acontecer já agora em dezembro, então o segundo só deve ser liberado a partir de fevereiro.

Só que o plano do poder executivo é manter o número de usuários igual nesses dois primeiros pagamentos. Isso quer dizer, portanto, que quem entrar na fila de espera do projeto poderá ter que aguardar até abril de 2022, pelo menos, para receber a quantia.

Filas do Bolsa Família

A questão das filas são polêmicas e não é de hoje que elas causam muita discussão. Nos últimos anos se fala muito sobre esse assunto nas redes sociais justamente por causa da questão do Bolsa Família.

De acordo com informações do Consórcio Nordeste, cerca de 2,4 milhões de brasileiros estão nesta espera para entrar no Bolsa Família ou Auxílio Brasil. O Governo afirma que vai resolver isso ainda neste ano.

Vale-gás

O Vale-gás é um projeto de autoria da bancada do PT no Congresso Nacional. O benefício em questão prevê o pagamentos bimestral de uma ajuda em dinheiro para as pessoas que fazem parte do programa em questão.

A ideia é amenizar o sofrimento das famílias que não estão conseguindo comprar o botijão de gás neste momento. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, os preços deste item dispararam nos últimos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.