VALE-ALIMENTAÇÃO não utilizado vai poder ser SACADO? confira

Novas alterações foram sugeridas no vale-alimentação. De acordo com o projeto, os trabalhadores que possuem o saldo do benefício em conta poderão sacar o valor em espécie.

Novas alterações foram sugeridas no vale-alimentação. De acordo com o projeto, os trabalhadores que possuem o saldo do benefício em conta poderão sacar o valor em espécie.

O saque está prescrito na Medida Provisória (MP) nº 1108/22, criada pelo deputado Paulinho da Força. O texto permite o resgate dos valores do vale-alimentação não utilizados após 60 dias do depósito.

De acordo com a proposta, o empregador poderia repassar até 30% do salário em espécie para o trabalhador. No entanto, pela insatisfação dos empresários donos de bares e restaurantes, o deputado voltou atrás e cancelou a medida.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se pronunciou e informou que o vale-alimentação equivale a 20% do faturamento dos estabelecimentos, em alguns lugares, inclusive, chega a 80%. Com a vigência da medida, milhares de estabelecimentos podiam ir à falência.

Vale alimentação

O vale alimentação ou VA foi criado após a promulgação da Lei Nº 632, realizada pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) em união ao Ministério do Trabalho, Ministério da Fazenda e Ministério da Saúde.

O benefício pode ser concedido em forma de alimento ou ainda por meio de depósitos em um cartão. Cabe ressaltar que a empresa não pode depositar o abono em espécie na conta do trabalhador, isso porque, fugiria da finalidade de compra das refeições.

De acordo com o artigo 458, o empregador que disponibiliza o vale alimentação aos colaboradores pode descontar uma taxa do salário do trabalhador. Porém, esse desconto não pode impactar a renda do trabalhador, não podendo ultrapassar mais que 20% do salário recebido.

Bolsonaro pretende dobrar o valor do vale alimentação dos servidores

O presidente Jair Bolsonaro anunciou recentemente que pretende dobrar o valor do vale alimentação dos trabalhadores. Durante entrevista, o presidente explicou que, devido da falta de reajuste salarial, a intenção é melhorar o auxílio alimentação.

“Lamentavelmente, não tem reajuste para servidor. Nós estamos tentando agora, tem que vencer a legislação eleitoral, dobrar, no mínimo, o valor do auxílio alimentação” disse Bolsonaro.

Vale ressaltar que o presidente já havia afirmado que não seria possível oferecer o aumento salarial aos funcionários públicos. Depois disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a suposição do chefe do Estado.

“O governo federal não conseguiu dar aumento de salários, mas reduziu impostos para 200 milhões de brasileiros, ao invés de ajudar só o funcionalismo, que ajudou nessa guerra. Logo ali na frente, vai ter aumento para todo mundo, vamos fazer reforma administrativa. Mas agora está em guerra também”, declarou Guedes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.