Currículo: destaque o seu perfil no mercado de trabalho atual

O currículo do candidato deve ser construído de maneira sucinta e objetiva, destacando-se no mercado de trabalho atual. Veja dicas!

O currículo do candidato deve ser construído de maneira sucinta e objetiva, destacando-se no mercado de trabalho atual através da assertividade e da organização.

Currículo: destaque o seu perfil no mercado de trabalho atual

O mercado de trabalho atual busca por profissionais flexíveis, resilientes e objetivos. Por isso, o currículo deve seguir esse padrão para que se destaque organicamente.

Tenha clareza e objetividade

Para construir um currículo assertivo, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus pontos fortes, seus pontos fracos e seu objetivo no mercado. Visto que o seu currículo servirá de base para uma futura entrevista de emprego.

Informações pessoais

O destaque dos seus dados pessoais ocorre pela assertividade, por isso, evite informações excessivas, como números referentes a documentos ou dados de filiação, por exemplo.

Objetivo

É importante que o candidato tenha clareza sobre seu objetivo, informando o cargo pretendido, juntamente com a hierarquia atual dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de logística; analista de atendimento ao cliente; assistente de marketing digital; gerente de equipe de loja etc.

Experiência profissional

A descrição referente a sua trajetória profissional deve ser objetiva. Sendo assim, informe o nome da organização e o seu período trabalhado. No que tange às atividades principais, é importante que faça pequenos apontamentos e, caso seja possível, utilize termos pertinentes à sua área de atuação.

O seu currículo profissional é um documento oficial explorado durante uma entrevista de emprego. Por isso, não é viável informar situações concretas quando de sua elaboração.

Carreira acadêmica

A sua escolaridade deve seguir a mesma lógica no que tange a objetividade das informações. É importante que informe cursos concluídos e cursos em andamento, considerando a previsão de término do curso e a modalidade do ensino.

A ordem cronológica inversa e a visualização do currículo

É válido ressaltar que o currículo deve seguir a ordem cronológica inversa dos fatos, ou seja, priorize as informações atuais. Além disso, faça uma revisão ortográfica no documento e verifique se ele está visualmente agradável, já que um documento confuso pode ser descartado, sem que seja devidamente analisado.

Direcione o seu perfil por meio do Linkedin

Dessa forma, o candidato se coloca positivamente no mercado de trabalho, elevando positivamente o destaque do seu perfil profissional. Além disso, é importante para o candidato atualizar o seu perfil no Linkedin. Visto que a ferramenta online é amplamente utilizada para o recrutamento e seleção de diversas empresas dentro da dinâmica da era digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.