Vai limpar eletrodomésticos? Nós vamos dar as dicas para limpar da forma certa

Saiba como limpar seus eletrodomésticos corretamente.

Quando se trata de tarefas domésticas, principalmente na cozinha, os eletrodomésticos podem ser um verdadeiro salva-vidas para quem valoriza a comodidade acima de tudo. Por isso que hoje, informaremos como limpar eletrodomésticos da forma certa.

Acelerar o processo de cozimento, pré-aquecer o forno, fritar sem óleo, preparar café e fazer tortilhas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais os aparelhos modernos melhoram nossa vida diária. Assim, mantê-los limpos é essencial para garantir seu bom funcionamento e longevidade.

Como limpar corretamente os eletrodomésticos?

É necessário que você entenda que é importante limpar seus eletrodomésticos, e desta forma, evitar contaminação dos alimentos pela sujeira. Assim, na sequência, mostraremos em detalhes, como limpar cada equipamento de maneira individual:

Micro-ondas

A limpeza básica pode ser feita com toalhas de papel umedecidas, sem sabão. Mesmo as sujidades mais pesadas podem ser limpas com uma mistura de 500 ml de água fria e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Para limpá-lo, utilize uma esponja úmida embebida na mistura, e comece a limpar o interior do micro-ondas. Na sequência, retire o prato do micro-ondas e lave-o com água e sabão, usando a parte macia de uma esponja.

É recomendado realizar uma limpeza mais completa, pelo menos uma vez por semana.

limpar eletrodomésticos- Reprodução Canva
Vai limpar eletrodomésticos? Nós vamos dar as dicas para limpar da forma certa. Imagem: Canva

Sanduicheira

Inicialmente, retire as sobras de alimentos e qualquer excesso de sujeira, utilizando uma toalha de papel. Em seguida, limpe a parte interna da sanduicheira com a parte macia de uma esponja de pia umedecida em água. Evite molhar as espirais de aquecimento, para não danificar.

Na sequência, retire o excesso de água com um pano úmido, e em seguida, seque toda ela, com um pano seco.

A sanduicheira precisa ser limpa com mais frequência entre os usos. Por exemplo, apenas um uso de um eletrodoméstico durante o preparo de sanduíches de queijo pode fazer com que ele fique cheio de partículas de alimentos. Portanto, é sempre preferível limpá-la antes que a sujeira fique incrustada.

Liquidificador

O primeiro passo é esvaziar a jarra e lavá-la na água corrente da pia. Em seguida, adicione um copo de água e uma pequena quantidade de detergente e pressione repetidamente o botão “on”.

Se a hélice for removível, retire-a, juntamente com as borrachas, e lave em água corrente, esfregando com detergente em uma escova dental para esta finalidade. O bicarbonato de sódio também pode ser usado para a limpeza da jarra do liquidificador, se estiver muito sujo ou encardido.

O recomendado é realizar a limpeza completa a cada 15 dias, ou sempre que você fizer pratos salgados, por poder alterar o sabor do alimento.

Airfryer

Dependendo do que você cozinhou na airfryer, a limpeza do equipamento pode ser mais complicada. Para começar a limpeza, retire o cesto e a bandeja do equipamento, e retire as sujeiras mais grossas.

Em seguida, acrescente detergente neutro e bicarbonato de sódio, e coloque água quente no cesto e na bandeja. Aguarde uns minutos, e verá que toda a sujeira será facilmente retirada com a esponja da pia.

Com um pano umedecido em água com um pouco de detergente neutro, passe em toda a parte interna do aparelho, e em seguida, passe novamente um pano umedecido em água, para retirar o detergente. Seque a parte interna, com uma flanela seca.

Você pode limpar o exterior com um pano de microfibra e algumas gotas de detergente neutro. Para tirar a sujeira e a gordura, basta dar uma leve escovada na parte externa.

Deve limpar este aparelho antes de cada vez que for usar.  Enquanto isso, pode realizar uma limpeza completa pelo menos uma vez por semana, se não mais frequentemente, dependendo da frequência com que usa o dispositivo elétrico

Cafeteira

A limpeza de uma cafeteira varia conforme a marca e o modelo do eletrodoméstico. Todas as opções se resumem a usar um pano úmido para limpar o exterior e um pano seco para secá-lo.

O próximo passo na limpeza é retirar o recipiente, filtro e base do café.  Pode desmontar e lavar tudo em água corrente com detergente e esponja macia para evitar ferrugem.  Então você pode simplesmente remontar sua cafeteira após limpá-la completamente.

Ao usar a cafeteira, limpar regularmente é fundamental para preservar seu desempenho, sabor e aroma, bem como a quantidade e a qualidade do café que produz.

Se o modelo requer um conjunto ligeiramente diferente de programas, é crucial que o usuário leia o manual completamente antes de tentar qualquer coisa.

Esperamos ter contribuído com informações sobre a limpeza dos eletrodomésticos de sua cozinha. Saiba que a limpeza é fundamental para evitar a proliferação de bactérias, que podem fazer mal à saúde.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.