O futuro dos pagamentos: Será o fim dos boletos? Fique por dentro dessa discussão

Saiba o que acontecerá com essa forma de pagamento

O PIX, indiscutivelmente, representa uma das opções de pagamento mais amplamente utilizadas pelos cidadãos brasileiros. Devido à sua segurança e praticidade, essa ferramenta conquistou uma considerável popularidade. Como resultado, espera-se que seu sucesso continue a crescer exponencialmente, resultando em uma substituição definitiva dos boletos pelo tão conhecido “pixzinho“.

Essa popularidade é tão expressiva que tal método de transação bancária brasileiro serve como um exemplo para outros países. Dentro das fronteiras tupiniquins, essa ferramenta desempenha uma função facilitadora, proporcionando uma transação instantânea e acessível. Portanto, nesse artigo, você terá uma compreensão completa do motivo pelo qual o PIX está suplantando os boletos e, em termos de popularidade, fica atrás apenas dos cartões de crédito.

Será possível substituir os boletos com o uso do PIX?

Não há margem para debate. Com um crescimento surpreendente em um curto período de tempo, a performance poderosa da transação instantânea indica que, em breve, o recurso eliminará completamente a necessidade dos boletos. Essa forma de pagamento é a segunda mais utilizada e preferida pelos consumidores.

Em transações online, o PIX, como mencionado anteriormente, só perde para os cartões de crédito, pois estes permitem parcelar o valor da compra. Resumidamente, os boletos estão se tornando obsoletos e quase esquecidos pelos usuários.

Segundo informações da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o pagamento por boleto registrou uma queda significativa. Ele deixou de ser utilizado em cerca de metade das compras. Em muitos casos, as pessoas até emitem o boleto, mas acabam se esquecendo de efetuar o pagamento dentro do prazo.

Essa é apenas uma das razões pelas quais o uso dessa ferramenta tem recebido tanto incentivo e conquistado uma parcela considerável da população. A rapidez e praticidade possibilitam a conclusão das compras em pouco tempo, resultando também em prazos de entrega mais curtos. Isso é mais um ponto positivo a ser levado em consideração.

Até o fim do ano passado, o PIX já era um método de pagamento presente em aproximadamente 80% de todas as plataformas de comércio eletrônico. A aceitação foi realmente expressiva e, por isso, há previsões de que a ferramenta alcance 92% das lojas online até o final do ano.

O futuro dos pagamentos: Será o fim dos boletos? Fique por dentro dessa discussão
Saiba o que acontecerá com essa forma de pagamento – Imagem: Canva

5 estratégias para evitar cair em golpes de boletos

Os boletos são amplamente utilizados como forma de pagamento no Brasil, devido à sua popularidade. No entanto, os golpistas se aproveitam dessa popularidade para enganar os consumidores. Assim, existem várias maneiras de identificar cobranças fraudulentas. O atual cenário de crise econômica e sanitária cria um ambiente propício para o desenvolvimento desses golpes.

Segundo a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), anualmente são emitidos 6 milhões de boletos para cobrança. O órgão estima que, anualmente, cerca de R$ 450 milhões são perdidos devido a fraudes aplicadas por golpistas envolvendo boletos.

Como os criminosos obtêm informações pessoais? E qual é a estratégia que os leva a ganhar a confiança da maioria das pessoas? Isso é um mistério, pois cada golpista age de forma diferente. Portanto, é fundamental manter a desconfiança e estar atento.

As 5 medidas

A seguir, são apresentadas cinco medidas de proteção contra esses golpes:

  1. Verifique os dados;
  2. Confirme o valor e a origem da cobrança;
  3. Verifique a numeração do banco, que é composta pelos primeiros dígitos do código de barras;
  4. Esteja atento a erros evidentes na escrita;
  5. Leia o código de barras. Se não conseguir, isso já pode ser um indício de fraude;
  6. Evite buscar lucros fáceis e anúncios milagrosos.

Situações de crise sempre são propícias para golpistas. No contexto financeiro, em que os investimentos tradicionais não oferecem retornos significativos, há uma grande tentação de buscar soluções mais lucrativas. No entanto, é preciso ter cuidado, pois é nesse momento que há maior probabilidade de cair em golpes.

É um fato que a crise financeira que afeta o país tem criado um ambiente favorável para o crescimento de golpes envolvendo investimentos financeiros, boletos falsos, ligações intimidadoras para obter informações pessoais, entre outros. O trabalho remoto, a busca por taxas baixas e o desemprego parcial são motivos que levam as pessoas a buscar investimentos com retornos mais atrativos, mas é importante estar atento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.