Desvendando o mistério: Qual o melhor momento para o café?

Afinal, qual o melhor momento para o café? Será que existe algum horário específico para bebermos? O que devemos considerar na hora de consumir a bebida? Esses são alguns questionamentos que os amantes de café podem ter, eventualmente.

Neste texto, reunimos algumas considerações que podem ajudar nesse sentido. Venha refletir com a gente e aproveite o seu café nos melhores horários do seu dia!

Qual o melhor momento para o café?

Na realidade, o melhor momento para o café é aquele em que a cafeína não irá afetar negativamente a sua saúde. Por exemplo, beber café por volta das 18h pode ser um problema para algumas pessoas que querem dormir cedo. Já quem dorme tarde pode não se afetar tanto com a bebida nesse horário.

Ao mesmo tempo, beber café ao acordar pode ser um modo de se sentir mais bem preparado para a rotina. Muito da escolha do melhor horário estará atrelado às questões pessoais do indivíduo. Por isso, conversar com o seu nutricionista e avaliar a sua rotina de pertinho também pode ser um bom caminho para decidir os horários do seu querido café.

Abaixo apresentamos algumas considerações para você avaliar:

1. Pela manhã para despertar

Tomar café logo pela manhã, para despertar, é o momento número 1 na rotina de muitas pessoas. Ao consumir essa bebida, a cafeína passa a atuar como um estimulante para o cérebro, auxiliando no aumento de concentração e de energia. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade. Estima-se que uma xícara de café pela manhã seja o suficiente. Mais do que isso, a cafeína em excesso poderá causar sintomas de ansiedade e agitação, ao invés de apenas despertar o corpo e a mente.

2. Na pausa no meio da manhã

A pausa no meio da manhã de trabalho também pode ser um dos melhores momentos para o café. Isso porque essa bebida pode ajudar a reduzir a sensação de fadiga que algumas pessoas podem sentir no meio do expediente matinal. Porém, novamente alertamos para a quantidade: para não errar e não consumir em excesso, converse com o seu nutricionista, combinado?

3. À tarde, antes das 16 horas

Um café da tarde pode ajudar na hora de manter a energia por mais algumas horinhas no trabalho ou nos estudos. Por isso, é muito comum que as pessoas também consumam a bebida por volta das 14 ou 15h. Além do mais, esse momento pode ser usado para uma pausinha, a fim de conversar com colegas de trabalho, descansar um pouco e repor as energias para finalizar o dia da melhor forma.

4. À noite o café pode ser um problema

Por fim, quando pensamos no melhor momento para o café, devemos ter em mente que após às 18h o café pode ser um problema. Afinal, como ele é um estimulante, poderá atrapalhar a indução do sono, fazendo que você tenha dificuldades para dormir e, no dia seguinte, acorde mais cansado. Por isso, é importante evitar café à noite e perto da hora de dormir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.