Vacina em Manaus: Profissionais da Educação e pessoas com deficiência devem fazer cadastro

O plano de vacinação para os professores e demais profissionais da educação, além de pessoas com deficiência moradores de Manaus, tem a requisição de um cadastro prévio dos interessados.

De acordo com a secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, o credenciamento se iniciará nesta quinta-feira (6) pelo sistema Imuniza Manaus. Segundo ela, a prefeitura utilizará as informações cadastradas para planejar melhor a imunização dos cidadãos em questão.

Todavia, a saber, mesmo que este cadastro seja realizado em breve, não há um prazo para que a vacinação aconteça.

Vale lembrar que a aplicação da 1ª dose está suspensa para todos os grupos prioritários na capital do Amazonas. Atualmente, só a 2ª dose está liberada.

“Esse cadastro serve para que a gente possa planejar da melhor forma o número de doses que atinjam pelo menos 90% do público determinado pelo Ministério da Saúde. Lembrando que o agendamento será feito mediante o recebimento das doses”, colocou a secretária.

Quem deve fazer cadastro

O cadastro liberado pela prefeitura de Manaus se direciona para todos os trabalhadores da área de Educação.

Incluem-se nesse grupo os professores de creche, ensino fundamental e médio, ensino básico e ensino superior. Ou seja, todas as fases do ensino.

Já em relação aos deficientes físicos, a secretaria frisa que valem para aqueles que possuem deficiências permanentes, como por exemplo: dificuldade de locomoção, deficiências intelectuais e sensoriais.

Dos 16.102 servidores municipais que compõem o segmento da Educação de Manaus, 13 mil são educadores. Desses, aproximadamente 5 mil já receberam a vacina por meio do estudo CovacManaus, realizado pela Fundação de Medicina Tropical.

Manaus recebe vacina da Pfizer

Manaus recebeu 5.850 doses da vacina da Pfizer na última segunda-feira (3). De acordo com a Shádia Fraxe, esse lote está reservado para a aplicação em gestantes e puérperas com doenças preexistentes ou que tenham deficiência permanente. Essas mulheres também devem ter acima de 18 anos.

“Esta vacina precisa de um planejamento específico. Ela é uma vacina em que o armazenamento é especial, o tipo de seringa difere das outras e é necessário que se use diluente também. Então, está sendo feito todo um planejamento para a utilização dessa vacina”, afirmou Fraxe.

E então, gostou de conhecer esta notícia? Compartilhe com quem precisa saber.

Não deixe de ler também – Professores serão vacinados contra a Covid até setembro, garante Governo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.