Usuário do Bolsa Família com Cadúnico desatualizado recebe Auxílio Brasil?

Centenas de pessoas que estão no Bolsa Família, mas que não atualizaram os seus cadastros temem que possam perder o Auxílio Brasil

O Governo Federal bateu o martelo e decidiu que todos os usuários do Bolsa Família podem receber o Auxílio Brasil. Estamos falando aqui de algo em torno de 14,6 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Eles nem precisarão fazer qualquer tipo de recadastramento para entrar no benefício novo.

Isso vai acontecer porque entende-se que esses 14,6 milhões de usuários já possuem cadastro no Cadúnico. Todos eles já possuem um Número de Inscrição Social (NIS) que deve servir para uma série de atividades, incluindo aí saber qual é a data do recebimento do benefício em questão.

Mas aí surge uma dúvida. E as pessoas que estão no Bolsa Família, mas que não atualizaram o Cadúnico? Elas poderão receber o Auxílio Brasil? Pelas informações que estão dispostas na própria MP do Auxílio Emergencial, a resposta é sim. Elas poderão receber o benefício.

Isso porque se trata de uma decisão final. Todos os 14,6 milhões de usuários que receberam o Bolsa Família em outubro poderão entrar para o Auxílio Brasil em novembro. E isso vai acontecer independente da relação atual deles com o Cadúnico. Essa acaba sendo, portanto, uma grande notícia para muitos usuários neste ponto. Pelo menos até aqui.

No entanto, é bom ter cuidado. Quem tem cadastro desatualizado no Cadúnico precisa buscar a atualização o quanto antes. É que mesmo que eles não estejam exigindo isso para essa entrada no Bolsa Família, pode ser que eles exijam depois. Então é importante manter esses dados em constante mudança.

Quem precisa atualizar

Mas afinal, quem precisa atualizar o Cadúnico? De acordo com as informações oficiais, todo mundo que tem cadastro por lá precisa atualizar esses dados pelo menos uma vez a cada dois anos. E quem está no Bolsa Família precisa fazer isso todo ano. Pelo menos uma vez.

De qualquer forma, a principal dica é atualizar esses dados sempre que acontecer uma mudança na estrutura da família. Pode ser uma morte, um nascimento, um casamento ou mesmo um novo emprego. Tudo precisa constar na atualização.

Como fazer isso

Para atualizar o cadastro no Cadúnico é preciso se dirigir para um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou mesmo a um centro do próprio Bolsa Família. Cada município possui a sua própria lógica de atendimento.

É justamente por isso que é tão importante pesquisar essas regras com a Prefeitura da sua cidade antes de ir efetivamente para esses locais. Essa seria a melhor maneira de evitar uma viagem perdida.

Quem não tem Cadúnico vai receber Auxílio Brasil?

Não. De acordo com informações do próprio Governo Federal, as pessoas que não possuem um Cadúnico, não poderão receber o Auxílio Brasil. E essa regra já vai valer a partir dos próximos meses. E eles seguirão mantendo isso.

Quem ainda não tem um perfil no Cadúnico precisa saber que o procedimento é bem semelhante ao que acontece com o de atualização. É preciso ir presencialmente até um local que produza esse cadastro na sua cidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.