Unioeste divulga datas do Vestibular 2024

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou a data de realização do Vestibular 2024. De acordo com a instituição, a aplicação das provas está marcada para o dia 17 de dezembro de 2023.

As demais datas do processo seletivos ainda não foram informadas. No entanto, a Pró-Reitoria de Graduação adiantou que as inscrições serão recebidas no mês de setembro deste ano. Até lá a Unioeste deve liberar as demais informações e prazos do Vestibular 2024 através da publicação do edital de abertura.

O Vestibular 2024 visa o preenchimento de vagas em diversos cursos de graduação da Unioeste. O ingresso dos novos alunos será nos dois semestres letivos do próximo ano.

Na última edição do Vestibular, a Unioeste ofertou mais de mil vagas para o ingresso de novos alunos em cursos de graduação ministrados nas unidades da universidade localizadas em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Vestibular Unioeste

Tradicionalmente, esse processo seletivo da Unioeste conta com apenas uma etapa, com a aplicação de provas sobre conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio.

Na edição de 2023, o Vestibular contou com a aplicação de uma prova de redação em Língua Portuguesa e de 21 questões objetivas sobre conhecimentos gerais no período da manhã, enquanto no período da tarde os estudantes responderam uma prova objetiva com 56 questões sobre conhecimentos gerais. 

Desse modo, as provas da Unioeste abarcam conhecimentos das seguintes áreas: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

De acordo com o conteúdo programático das últimas edições, para a prova de redação, a Unioeste pode cobrar os seguintes gêneros textuais: artigo de opinião, carta do leitor, ou comentário interpretativo e crítico. 

Obras literárias 

Para as questões de Literatura Brasileira, a Unioeste recomenda a leitura de uma lista de obras literárias. Segundo a universidade, os candidatos devem ler as obras na íntegra e estudar os seus aspectos históricos e formais/ textuais. 

Na última edição, a universidade indicou poemas selecionados dos escritores Gregório de Matos, Claudio Manual da Costa, Luís Gama, Gonçalves Dias, Álvaro de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Sousândrade (Joaquim de Sousa Andrade), Carvalho Junior, Augusto dos Anjos, Mário Quintana, João Cabral de Melo Neto, Conceição Evaristo, José Carlos Limeira, Severino Lepê Correia e Paulo Leminsk.

Além disso, a Unioeste indicou contos indicados dos seguintes escritores: Cruz e Souza, Alcântara Machado, Luiz Vilela, Lygia Fagundes Telles, Marina Colasanti, Dalton Trevisan e Lima Barreto. Veja a seguir a lista de romances de leitura obrigatória:

Romances

  • “A segunda pátria”, de Miguel Sanches Neto;
  • “Os tambores silenciosos”, de Josué Guimarães;
  • Quarto de Desejo“, de Carolina Maria de Jesus;
  • “A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas”, de Maria José Silveira; 
  • “Terra papagalli”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

Reserva de vagas

Em todos os seus vestibulares, a Unioeste reserva parte das vagas para o cumprimento das suas políticas de ações afirmativas. Desse modo, haverá vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (vaga PCD), para estudantes de Escola Pública (vaga EP) e para Pretos e Pardos e Indígenas (vaga PPI). 

No caso dos candidatos aprovados dentro da reserva de vagas para negros, há uma etapa obrigatória de heteroidentificação para garantir a vaga.

Sobre a Unioeste

Fundada em 1987, a Unioeste é uma das principais instituições de ensino superior do Estado do Paraná. Com sede em Cascavel, a universidade é mantida pelo Governo do Estado do Paraná e tem como seu atual reitor Alexandre Almeida Webber. Além disso, a instituição tem outros campi nas cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. 

Leia também Inep divulga edital com as principais datas e procedimentos da 2ª etapa do Revalida 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.