Economia: confira os aparelhos eletrônicos que devem ser retirados da tomada

Com algumas atitudes é possível economizar na conta de luz

O gasto com a energia elétrica pesa no bolso da grande maioria dos brasileiros. A princípio, para que se consiga gerar uma boa economia no final do mês, na conta de luz, é preciso se atentar a algumas questões. Deve-se, por exemplo, retirar da tomada uma série de aparelhos eletrônicos que consomem bastante no dia a dia.

Todavia, é preciso mudar alguns hábitos e atitudes para que se possa reduzir o consumo de energia elétrica. E os aparelhos eletrônicos possuem um papel fundamental nesta questão. Para que a conta de luz seja realmente reduzida, é necessário se reunir com toda a família e falar sobre o que se deve fazer para gerar uma economia.

Portanto, para acabar com o consumo excessivo de energia elétrica, é preciso tirar esses aparelhos eletrônicos da tomada, quando não estão sendo utilizados. Ao agir dessa maneira, o consumidor pode perceber uma grande economia no final do mês. É indispensável que se tenha uma boa estratégia de redução do consumo.

Felizmente não é muito difícil reduzir a conta de luz no final do mês. Com algumas dicas o consumidor verá que é possível sim diminuir os gastos em sua rotina sem alterar a qualidade de vida da família. Com o tempo ele verá que são atos simples, mas que trazem ótimos resultados no final do mês, garantindo uma boa economia.

Consumo dos aparelhos eletrônicos

Analogamente, muitas pessoas têm dificuldades em economizar energia elétrica. Por essa razão, o mais indicado é que se comece por atitudes simples, como retirar os aparelhos eletrônicos da tomada. Esse é um passo fundamental para reduzir consideravelmente seu consumo e a conta de luz no final do mês.

Isso se deve ao fato de que muitos aparelhos eletrônicos continuam a consumir energia elétrica quando estão desligados, mas conectados a uma tomada. Neste caso, pode-se perceber que há uma luz vermelha ou amarela acesa, quando estão em um modo Stand By. Há uma passagem contínua de energia elétrica.

Desse modo, o aparelho consome energia, mesmo que pouco. Tirá-lo da tomada então garante uma redução das despesas no final do mês, principalmente para quem possui vários equipamentos. Sendo assim, é conveniente conhecer os eletrodomésticos disponíveis no mercado para observar seu gasto energético.

1 – Televisão

A televisão é um dos aparelhos eletrônicos que devem ser desligados da tomada para garantir uma maior economia no final do mês. Uma TV de 20 polegadas, por exemplo, em modo Stand By, pode chegar a consumir 4,30 kWh de energia elétrica por mês. Dependendo do tamanho da tela, o consumo pode ser ainda maior.

2 – Notebook

Uma ótima estratégia para reduzir o consumo de energia elétrica é tirar o notebook da tomada após utilizá-lo. Quando eles estão conectados a uma tomada, os aparelhos continuam a consumir, mesmo se não estão sendo devidamente utilizados. Portanto, é preciso ficar de olho e desligá-los devidamente.

3 – Computador

Da mesma forma que o notebook, o computador também costuma gastar energia elétrica em demasia quando está ligado em uma tomada. Deve-se ficar de olho principalmente em seu monitor, visto que há uma luz vermelha indicando seu consumo energético mesmo quando não está sendo devidamente utilizado.

4 – Aparelho de som

Neste caso, é importante observar que os aparelhos de som são um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica. Isso acontece mesmo se não estiverem sendo utilizados. De acordo com a Aneel, um mini system pode consumir uma média de 3,6 kW de energia quando está em Stand By.

Como economizar energia elétrica

Além de desligar os aparelhos eletrônicos da tomada, existem algumas outras maneiras de economizar na conta de luz do final do mês. Pode-se utilizar a iluminação natural do ambiente, reduzindo a utilização de iluminação artificial. Outra boa estratégia é trocar as lâmpadas tradicionais dos cômodos por de LED.

Neste caso, é conveniente observar que elas consomem cerca de 30% menos de energia em relação às fluorescentes. O chuveiro elétrico também deve ser levado em consideração, visto que gasta bastante luz elétrica. O ideal é comprar um que venha com o Selo Procel A, e cuidar de sua manutenção periódica.

Em conclusão, não se deve esquecer de reduzir o tempo do banho. Além disso, quem deseja gerar uma boa economia de luz elétrica, deve ficar atento ao ferro de passar roupa, passando várias peças de uam só vez. Sobre o consumo da geladeira, o mais indicado é abri-la somente quando houver uma real necessidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.