Unimontes publica resultado preliminar do Vestibular EAD

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulga nesta quarta-feira, dia 5 de julho, o resultado preliminar do Processo Seletivo para os cursos de licenciatura ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os candidatos poderão consultar os resultados no site da Unimontes.

Além de liberar o resultado da Análise de Documentos da Pré-Inscrição – Sistema com Reserva de Vagas, a Unimontes deve liberar também hoje (5), o resultado dos Candidatos Classificados após Análise de Documentos. 

Como o resultado é preliminar caberá a interposição de recursos. De acordo com o cronograma, a interposição dos recursos poderá ser feita no período de 6 a 12 de julho. O procedimento deve ser feito on-line, por meio do Sistema de Seleção.

Após a análise dos recursos, a Unimontes publicará o resultado final no dia 14 de julho de 2023. Nesta data, além de divulgar a lista de convocados em 1ª chamada, a universidade publicará as orientações para o registro acadêmico. Entre os documentos, a Unimontes exige o certificado de conclusão e o histórico escolar do Ensino Médio.

Vestibular EAD Unimontes

De acordo com o edital, esse processo seletivo visa o ingresso no 2º semestre letivo deste ano em diversos cursos de licenciatura ofertados de na modalidade EAD. As oportunidades são ofertadas através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Através do edital, a Unimontes estabeleceu ainda que puderam participar desse vestibular dois grupos de candidatos:

  • Categoria I – professores da rede básica sem formação adequada, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira);
  • Categoria II – pessoas interessadas que tenham concluído o Ensino Médio completo ou equivalente.

Desse modo, a divulgação do resultado final contará com duas listas e será por curso e município ou polo. A primeira será referente à categoria I, professor sem formação adequada. Já a segunda lista é referente aos candidatos da categoria II, ensino médio ou equivalente.

Processo de seleção

Para a classificação dos inscritos, a Unimontes considerou o desempenho dos estudantes durante o Ensino Médio. Desse modo, a Unimontes fez a avaliação das notas do histórico escolar do Ensino Médio, considerando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Nesse sentido, o envio do histórico foi obrigatório.

Campus da Universidade Estadual de Montes Claros. Imagem: Christiano Jilvan
Unimontes publica resultado preliminar do Vestibular EAD. Imagem: Divulgação
O ingresso dos selecionados nesse Vestibular EAD será no 2º semestre letivo de 2023. Imagem: Christiano Jilvan

Oferta de vagas

Ainda conforme indicado no edital, os cursos ofertados são financiados pelo Ministério da Educação (MEC), através de sua Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e executados e administrados pela Unimontes.

A oferta da universidade é de mais de mil vagas para o ingresso de novos alunos ainda neste ano. O edital estabelece ainda que a distribuição das vagas será da seguinte forma:

  • 264 vagas para Licenciatura em Educação Física;
  • 264 vagas para Licenciatura em Letras Inglês;
  • 264 vagas para Licenciatura em Letras Português;
  • 264 vagas para Licenciatura em Pedagogia.

As vagas estão distribuídas entre os polos de apoio presencial dos municípios de Araxá, Barão de Cocais, Bicas, Campos Gerais, Confins, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Divinolândia de Minas, Itamarandiba, Itamonte, Nanuque, Pedra Azul, Pompeu, Rio Pardo de Minas, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Turmalina, Urucuia e Várzea da Palma.

Disponibilidade de vagas dos cursos ofertados por Municípios/ Polos nesse certame:

  • Licenciatura em Educação Física: polos de Araxá, Itamarandiba, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Turmalina;
  • Licenciatura em Letras Inglês: polos de Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Divinolândia de Minas, Rio Pardo de Minas e Urucuia.
  • Licenciatura em Letras Português: polos de Nanuque, Pedra Azul, Pompéu, Sete Lagoas e Várzea da Palma;
  • Licenciatura em Pedagogia: polos de Barão de Cocais, Bicas, Campos Gerais, Confins e Itamonte.

Acesse o site da Unimontes para mais informações sobre a seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.