Assim, o Guia apresenta indicações de como usar podcasts com histórias e brincadeiras para o ensino na sala de aula e em casa. A iniciativa conta com podcasts e diversas brincadeiras para alunos da educação infantil, que compreende a faixa etária de 0 a 5 anos) e para alunos em processo de alfabetização, ou seja, que estão nas séries iniciais do ensino fundamental. As atividades do Guia estão divididas de acordo com as faixas etárias. Além disso, cada programa se divide em diferentes quadros.

De acordo com o Unicef, a ideia é levar histórias, brincadeiras e curiosidades por meio de programas em áudio de, em média, 30 minutos. O Guia apresenta propostas para inspirar pais e professores e colaborar de forma ativa no uso dos programas.

São mais de 180 programas de áudio

O Unicef deve compartilhar todo o material na íntegra a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de junho, por meio do site Deixa que eu Conto. Os interessados poderão baixar de forma gratuita todos os materiais. Clique aqui para acessar.

“[…] as histórias e experiências educacionais em áudio convocam as crianças à cocriação e à imaginação, trazendo-as para serem protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagem. Elas não substituem as experiências coletivas vivenciadas no contexto das instituições de educação infantil, mas garantem a aproximação com as famílias, essencial neste momento adverso”, ressaltou o Unicef.