Entenda mais sobre antropocentrismo

O antropocentrismo surgiu no continente europeu no fim da Idade Média e considera o homem o centro dos cosmos. 

Em síntese, é um conceito filosófico que exalta a importância do homem como um ser dotado de inteligência e por isso ele é livre para realizar suas ações no mundo. 

Dessa maneira, ele surge como um conjunto de ideias onde o homem é o centro no campo cultural, da ciência e na sociedade, surgindo como a principal referência para entender o mundo. 

Para o antropocentrismo os seres humanos são racionais, críticos e questionam sua realidade, além de serem responsáveis pelos seus pensamentos e ações. 

Além disso, os seres humanos buscam a verdade através de análises e de método racional e científico, por meio de provas e explicações fundadas através da matemática. 

Através da independência sobre as teorias religiosas, o homem passou a refletir, criar, espalhar e fabricar conhecimento de outra maneira, possibilitando descobertas científicas, assim como o surgimento do individualismo. 

O antropocentrismo poderá surgir em provas de vestibulares, assim como no Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Teocentrismo

O teocentrismo está ligado à religião, e busca explicar fenômenos naturais através da vontade de um ser superior.

Além disso, a sociedade, em seu aspecto social, cultural e econômico, se baseia através da vontade de Deus. 

A saber, o teocentrismo teve grande difusão na Idade Média, quando a religião possuía um forte poder na sociedade. 

Humanismo e antropocentrismo

Ao longo dos séculos XV e XVI, a Europa passou por muitas transformações econômicas e sociais. Podemos citar algumas das principais:

  • As grandes navegações 
  • Invenção da imprensa
  • Reforma protestante 
  • Declínio do sistema feudal 
  • Surgimento da burguesia 
  • cientificismo 
  • Entre outros 

Surgiu também o humanismo renascentista e o antropocentrismo como parte do movimento. Por isso os cientistas buscavam trazer à tona questões fundamentadas no cientificismo empirista. 

Desse modo, o antropocentrismo marcou a passagem do feudalismo para o capitalismo, assim como marcou o fim da Idade Média e a chegada da Idade Moderna. 

Em síntese, nesse momento a literatura, pintura, música, movimentos artísticos de modo geral, assim como a filosofia se baseiam nessa nova visão de mundo, criando suas próprias obras. 

Ademais, os humanistas pediram a inclusão de disciplinas no mundo acadêmico, ponto importantíssimo para o desenvolvimento de uma nova mentalidade filosófica, literária, artística, humana e científica. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre antropocentrismo?

Não deixe de ler também – Humanismo na literatura: Contexto histórico, características e obras

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.