Unicamp: Vestibular Indígena 2021 registra alto índice de abstenção

A aplicação de provas do Vestibular Indígena 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aconteceu no último domingo, dia 20 de junho. Nesta segunda-feira (21), a Unicamp informou que o processo seletivo registrou um alto índice de abstenção, chegando a 57,6%.

De acordo com os dados fornecidos pela Comvest (Comissão Permanente Para os Vestibulares), 978 candidatos não compareceram ao exame. Ao todo, o Vestibular Indígena 2021 recebeu 1.697 inscrições. O índice de abstenção dessa edição do processo seletivo foi a maior desde que a Unicamp iniciou essa modalidade de seleção.

A edição de 2021 é a terceira do processo seletivo. Nas duas edições anteriores do Vestibular Indígena, a Comvest registrou uma abstenção de 42%.

Em nota, o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou que o alto número de ausentes já era esperada. “A abstenção alta era esperada. A dificuldade de preparação em ano de pandemia desestimula a participação na prova, além da logística que envolve longas viagens”, afirmou ele.

Nesse sentido, ele destaca o impacto da pandemia sobre os inscritos, citando o contexto epidêmico de Mato Grosso do Sul: “A situação da pandemia em Mato Grosso do Sul pode ter impactado a viagem de indígenas de outras regiões do Estado para a cidade de aplicação da prova da Unicamp, Dourado”.

A aplicação das provas foi feita em Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

Provas, vagas e resultados

A prova será em língua portuguesa e terá 50 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Assim, a prova se dividirá da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões), Ciências da Natureza (12 questões), Matemática (12 questões), Ciências Humanas (12 questões) e uma redação.

Ao todo, a oferta da Unicamp para a seletiva é de 88 vagas com ingresso no segundo semestre de 2021. A divulgação do resultado está prevista para o dia 7 de julho, no site da Comvest, enquanto as outras quatro chamadas estão previstas para os dias 13, 19 e 22 de julho e 5 de agosto.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.