Unicamp iniciará retomada gradual das aulas presenciais no 2º semestre

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou nesta terça-feira, dia 13 de julho, que irá iniciar o retorno gradual das aulas presenciais no 2º semestre do ano. De acordo com o reitor, Antonio José Meirelles, o retorno das atividades presenciais nos campi irá acompanhar o ritmo da vacinação dos alunos e dos servidores.

Nesse sentido, o plano da Unicamp prevê o retorno dos alunos às salas de aula após 14 dias da imunização completa deles. Assim, a Unicamp terá uma retomada das aulas presenciais com escalonamento de alunos.

Ainda de acordo com o reitor, as aulas no 2º semestre irão começar no mesmo esquema do último semestre. Portanto, só terão atividades presenciais alguns cursos como enfermagem e medicina, por exemplo, e pesquisas laboratoriais de cursos da pós-graduação.

A retomada plena só deve acontecer em 2022

O reitor explicou que a universidade seguirá os protocolos mesmo com a imunização dos alunos. Desse modo, as regras de capacidade das salas em 60%, distanciamento de um metro e meio e uso de máscara respiratória de caráter obrigatório permanecerão em vigor.

Conforme a previsão do estado de São Paulo, todos os adultos devem ser imunizados até novembro deste ano. Diante disso, o reitor afirma:

“Nós podemos trabalhar com a hipótese de trabalhar as aulas práticas em novembro, e esse problema ficaria de ordem menor. (…) Outra possibilidade seria a gente verificar quem são as pessoas que já estão com segunda dose e essas voltarem à atividade presencial enquanto as outras estão sendo vacinadas”.

Meirelles afirmou ainda que a estratégia da Unicamp depende da plena vacinação dos alunos, docentes e funcionários, além de considerar o “desejo de voltar o mais rápido possível”. De acordo com ele, a volta plena é esperada para o início de 2022.

Com informações do G1.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ProUni 2021: estão abertas as inscrições para a 2ª edição do ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.