ProUni 2021: está aberto período de inscrição do 2º semestre

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, dia 13 de julho, o período de inscrição para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do 2º semestre de 2021. Desse modo, os interessados já podem realizar a inscrição no site oficial do programa.

Conforme o edital, as inscrições serão encerradas às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 16 de julho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. No ato de inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Além disso, é possível alterar as opções durante todo o período de inscrição, já que ao final de cada dia o sistema atualiza as notas de corte.

Quem pode participar do ProUni?

A seleção do ProUni é feita a partir das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o edital, a exigência é de que o candidato tenha realizado a última edição do exame e tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

Além disso, só pode realizar a inscrição no programa pessoas que não tenham diploma de ensino superior, exceto no caso de professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica.

A inscrição é aberta a estudantes que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou em escolas particulares como bolsista integral. É preciso ainda cumprir os critérios de renda dispostos no edital.

Vagas e resultados

De acordo com o MEC, a oferta para o ProUni do 2º semestre é de 134.329 bolsas. Do total, 69.482 bolsas são integrais e 64.847 parciais. Ao todo, as bolsas abrangem 10.821 cursos ministrados em 952 instituições de ensino superior da rede privada.

Conforme o edital, a 1ª chamada está prevista para o dia 20 de julho. Os candidatos terão até o dia 28 seguinte para comprovar as informações dadas no ato de inscrição. Haverá uma 2ª chamada no dia 3 de agosto.

Os candidatos não aprovados nas chamadas regulares poderão realizar a inscrição para a lista de espera nos dias 17 e 18 de agosto no site do ProUni. O resultado da lista de espera está previsto para o dia 20 de agosto. Confira mais detalhes no edital do ProUni.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja UFVJM abre período de inscrição para o SASI 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.