Unicamp disponibiliza centenas de planos de aula de história

O Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibilizou 300 planos de aula para professores e interessados de maneira gratuita. Os planos são voltados para alunos dos ensinos fundamental e médio. O material está disponível no site da ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil).

De acordo com a ONHB, os planos de aula são resultado dos Cursos de Formação Continuada para Professores feita pelos docentes que participam das edições da Olimpíada. Assim, ao final de cada curso, os docentes elaboram os planos de aula que dialoguem com os temas propostos. 

Assim, os planos passam por um banca e a ONHB disponibiliza os 50 melhores de cada edição. Os planos estão separados no site em seis temas. São eles: “História da África”, “História dos Índios” e “Ditadura Civil-Militar”, “Imagens da sala de aula”, “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais” e “A Canção Popular Brasileira no ensino de História”.

Além de diferentes formatos e durações, os planos são completos e trazem referências, dicas de leitura, de avaliação e atividades para sala de aula. Há ainda músicas, reportagens, vídeos, etc.

Sobre a ONHB

Todos os anos, a Unicamp realiza a ONHB e gera materiais que complementam o site e acrescenta novos planos de aula à plataforma. A Olimpíada conta com participação de professores e alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. De acordo com o regulamento da ONHB, podem participar escolas públicas e particulares de todo país.

Neste ano, acontece a 13ª edição da competição com a participação de estudantes, docentes, mestrandos e doutorandos de todo o Brasil. Na última quinta-feira (17), a Unicamp anunciou os estudantes de escolas públicas e particulares que estão na final da 13ª ONHB.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.