Unicamp 2022: 2ª fase registra abstenção de 12,7%

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciou neste domingo (9) a aplicação das provas da 2ª fase do Vestibular 2022. De acordo com a instituição, houve abstenção de 12,7% entre os candidatos.

A Comvest, comissão responsável pelos vestibulares da Unicamp, afirmou que o número de faltosos ficou “dentro do esperado”, mas está acima da média de abstenção dos últimos dez anos, que é de 11,2%. Além disso, o índice de abstenção é o maior desde 2020. Na 1ª fase do Vestibular 2022, a Unicamp registrou o menor índice de abstenção em oito anos.

Os dados da comissão apontam que, dos 12.938 candidatos aprovados para a 2ª fase, 1.645 candidatos não compareceram no primeiro dia de prova.

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a abstenção já é reflexo do surto de gripe e do aumento no número de casos da covid-19 no início deste ano. Nesse sentido, Neto reflete: 

“Esse aumento é derivado das pessoas estarem positivas, ou sintomáticas, ou com medo. A gente tem visto muita gente que a gente conhece se contaminando. Isso era um dado não esperado quando a gente programou o vestibular, mas a velocidade da ômicron realmente pegou todos nós de surpresa e impactou sim nesse índice mais elevado, mas ainda próximo a média.”

2º dia de provas

Nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, a Comvest dá continuidade à aplicação das provas da 2ª fase. As provas acontecem em 22 municípios, sendo 17 municípios paulistas e mais cinco capitais de outros estados – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). 

Hoje os candidatos farão as provas de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, com questões de conhecimentos específicos que variam de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato. 

De acordo com o cronograma, a Unicamp deve convocar os aprovados em 1ª chamada no dia 14 de fevereiro. As matrículas serão recebidas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também UFMG oferta mais de 70 vagas para refugiados e apátridas em edital específico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.