UFMG oferta vagas para refugiados e apátridas em edital específico

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está ofertando, em edital específico, 76 vagas para refugiados, apátridas e portadores de visto temporário ou autorização de residência com fins humanitários no Brasil. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e seguem até o dia 17 de janeiro.

De acordo com o edital, os interessados devem realizar as inscrições virtualmente, por meio da página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). A inscrição pode ser feita para qualquer um dos cursos de graduação da universidade.

Ainda conforme o edital, o processo seletivo tem como público-alvo estrangeiros em situação de vulnerabilidade, seus cônjuges, ascendentes e descendentes. Também podem concorrer às vagas os membros do grupo familiar que dependem financeiramente do refugiado.  

Para realizar a inscrição, é pré-requisito comprovar ter grau escolaridade equivalente ao ensino médio. Conforme o edital, no caso de o candidato não possuir documentação, será necessário que o Conare ateste a sua escolaridade.

Por meio de nota, a universidade ressaltou que “Os aprovados terão os mesmos deveres e direitos (incluindo a assistência estudantil) de todos os alunos da UFMG”.

Seleção usará notas do Enem

Para participar, é preciso ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorridas entre 2017 e 2021, segundo a UFMG estabelece no edital.

A classificação dos candidatos será feita em uma única etapa que corresponderá às notas obtidas nas provas do Enem. Desse modo, a UFMG consultará a base de dados do Inep para acessar o desempenho dos inscritos.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final está prevista para o dia 25 de fevereiro. Clique aqui para conferir o edital na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep inicia a reaplicação das provas do Enem 2021 neste domingo (9).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.