SISU 2024: convocações da lista de espera começam nesta sexta (16)

O resultado do SISU (Sistema de Seleção Unificada) foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 31 de janeiro. Todos os candidatos aprovados puderam realizar matrícula e garantir a vaga a partir do dia 02 de fevereiro. Porém, os candidatos que não foram aprovados puderam também participar da lista de espera do SISU.

Os estudantes que optaram por concorrer às vagas da lista de espera devem ficar atentos: as convocações da lista de espera começarão nesta sexta-feira, 16 de fevereiro.

Porém, os candidatos devem ficar muito atentos, uma vez que as modalidades de convocação serão um pouco diferentes da primeira chamada do SISU.

Assim, para que você entenda como acessar o resultado e outras informações importantes sobre a seleção, separamos com um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre a lista de espera do SISU 2024. Confira!

SISU 2024: candidatos da lista de espera serão convocados a partir desta sexta-feira

Conforme havia sido indicado no calendário oficial do processo seletivo, as convocações dos candidatos aprovados na lista de espera do SUSU 2024 começam a ser divulgadas nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro.

Porém, os candidatos devem ficar atentos: as listas de aprovados por meio dessa modalidade não serão divulgadas pelo MEC (como foi divulgada a chamada regular). Dessa maneira, cada participante deverá verificar o site oficial da instituição na qual realizou a inscrição na lista de espera para visualizar o resultado.

SISU 2024: quem poderia participar da lista de espera?

Os candidatos que não foram convocados na primeira chamada do SISU 2024 puderam se inscrever para participar da lista de espera do processo seletivo. O período para manifestação de interesse começou no dia 31 de janeiro e foi encerrado no dia 07 de fevereiro.

SISU
Os candidatos que não foram aprovados na chamada regular puderam participar da lista de espera do SISU. Imagem: Piauí Hoje/Reprodução

Para manifestar interesse em participar da lista e concorrer às vagas disponíveis, os estudantes deveriam acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Ficou com alguma dúvida sobre a lista de espera? Acesse o edital divulgado pelo MEC e confira todas as informações oficias sobre o SISU.

SISU 2024: mais de 250 mil vagas foram disponibilizadas

Nesta edição do SISU, foram oferecidas 264.254 vagas para cursos de nível superior em diferentes instituições brasileiras. Segundo o edital do SISU 2024, poderão participar do processo seletivo todos os candidatos que realizaram a prova do ENEM em 2023 e não obtiveram nota zero na prova de redação.

As vagas do SISU 2024 foram oferecidas pelas 127 instituições participantes do processo seletivo, incluindo universidades federais, estaduais, institutos federais e centros tecnológicos.

A universidade com a maior oferta de vagas nesta edição do SISU era a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 9.240 vagas. Dentre os institutos federais, por sua vez, o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) ofereceu a maior quantidade de vagas no SISU, com mais de 5 mil vagas.

O curso com mais vagas, por sua vez, é Pedagogia. O MEC também divulgou a relação de vagas por região do Brasil e, nesta edição do SISU, a região com mais vagas disponíveis é o Nordeste, com mais de 118 mil vagas para os participantes.

SISU 2024: edição contou com novidades

Segundo as informações divulgadas pelo MEC, a edição 2024 do SISU foi caracterizada por algumas novidades. Em primeiro lugar, o SISU 2024 será realizado em uma edição, ao contrário do que acontecia até o ano passado, quando eram realizadas duas edições anuais. Assim, as vagas oferecidas serão disponibilizadas no primeiro semestre, mas os candidatos aprovados poderão ingressar tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Além disso, é importante destacar que a seleção do SISU foi realizada com base nas alterações estabelecidas pela Lei de Cotas em 2023. Assim, as instituições destinaram vagas para os candidatos que participaram da modalidade “cotas” segundo os critérios da lei e das políticas de ações afirmativas de cada instituição participante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.