UFMG é a universidade federal mais bem avaliada pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta sexta-feira, dia 23 de abril, os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. De acordo com os dados, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição pública de ensino superior mais bem avaliada do país.

O IGC mede a qualidade das instituições públicas e particulares de ensino superior de todo o Brasil por meio de uma escala que vai de 1 a 5. Os índices 1 e 2 são insatisfatórias, 3 é regular, enquanto 4 e 5 são notas satisfatórias.

Nota da UFMG é a maior entre as universidades federais

Desde a primeira edição do IGC, que ocorreu em 2007, a UFMG mantém a nota 5 (as faixas variam de 1 a 5) desde 2007. Já nesta última edição de 2019, a universidade alcançou o valor 4,3025 na avaliação do MEC. Esse foi o índice mais elevado entre todas as federais do país, o que torna a UFMG a federal com melhor índice de qualidade.

Entre todas as universidades públicas, a UFMG alcançou a 4ª posição, ficando atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Militar de Engenharia (IME), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Além disso, os resultados apontam que as melhores avaliações foram obtidas pelas instituições públicas.

De acordo com o MEC, ao todo, a pasta avaliou 24.145 cursos de 2.070 instituições de ensino superior, entre 2017 e 2019. Esse número representa cerca de 80% das instituições ativas atualmente no país. Conforme análise do Inep, 71% das 106 instituições públicas federais avaliadas no IGC 2019 atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador.

O MEC calcula o IGC a partir da avaliação dos cursos de graduação por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Os resultados são parâmetro para que a pasta inclua as instituições de ensino superior em programas do governo, por exemplo. Clique aqui para saber mais sobre o IGC.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Unesp anuncia data das provas da 2ª fase do Vestibular 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.